05.04.2024 às 11:34h - Política

Cartório de Itapiranga tem grande demanda de atendimentos

Ricardo do Nascimento

Por: Ricardo do Nascimento Itapiranga - SC

Cartório de Itapiranga tem grande demanda de atendimentos
Foto: Arquivo Rede Peperi

O prazo para alterações no título eleitoral acaba na segunda-feira, e a filiação de partidos ocorre até este sábado. Conforme a Chefe do Cartório Eleitoral de Itapiranga, Nataly Canaan, os prazos para o fechamento de cadastro encerram na próxima segunda-feira. O período é válido para quem precisa realizar o alistamento eleitoral e para as pessoas que não tem biometria realizarem a transferência do título. Para quem já tem biometria, não existe prazo e pode ser realizado posteriormente.

Segundo Nataly, os candidatos que vão concorrer a cargos eletivos nas eleições devem realizar a desfiliação de partido até hoje, e a nova filiação até amanhã. Nataly Canaan explica que os candidatos devem ir até o cartório e pedir o requerimento de desfiliação, que deverá ser entregue ao presidente do partido para a sua assinatura, posteriormente os trâmites serão realizados pelo próprio cartório eleitoral.

A Chefe de Cartório ressalta a grande demanda nos trabalhos itinerantes, ressalta que nesta sexta-feira terá atendimento em Tunápolis. O trabalho iniciou às nove horas e prossegue até às 17 horas. Nataly Canaan informa que já foram mais de 300 pessoas atendidas nos últimos dias nos municípios de abrangência da Comarca.

Ela comenta que a maior procura é pelo alistamento eleitoral. Nataly ressalta que este ano tem tido atenção especial pois a partir do mês de maio o sistema estará fechado para alterações. De acordo com Nataly novos atendimentos itinerantes não serão realizados este ano.

O Programa Justiça Eleitoral em Movimento percorreu três municípios da sexagésima quinta zona eleitoral de Itapiranga. Objetivo é atender a demanda dos eleitores para as eleições municipais deste ano. A proposta da justiça em movimento é levar os serviços do cartório eleitoral para as cidades que não possuem uma zona eleitoral, estimulando a procura pelos serviços antes de oito de maio de 2024, quando se encerra o prazo para solicitações de primeiro título, transferência, atualização de dados e regularização da situação na Justiça Eleitoral.

O projeto de atendimento volante do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina ocorreu em São João do Oeste e Iporã do Oeste. Nesta sexta-feira ocorre em Tunápolis, no auditório da secretaria da Educação. O foco neste atendimento é a emissão do primeiro título e para eleitores que necessitam coletar dados biométricos em sua inscrição.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.