05.04.2020 às 15:48h - atualizado em 05.04.2020 às 19:34h - Incêndio
O Corpo de Bombeiros de São Miguel do Oeste atendeu neste domingo, 05, duas ocorrências de incêndio em vegetação e fazem um alerta para os riscos de queimadas neste período de estiagem na região Extremo Oeste de Santa Catarina.
Os socorristas atenderam um incêndio em lixo seguido de alastramento em vegetação no Bairro Santa Rita, em São Miguel do Oeste, por volta das 13h. Mais tarde, por volta das 15h, a guarnição ABRT foi até a linha Castelo Branco, interior de Paraíso, controlar um incêndio em uma área de plantação.
Os Bombeiros alertam que as queimadas podem começar por causa das intempéries, porém o maior agente causador das mesmas é o homem. Algumas vezes, por distração, jogando pontas de cigarro na beira de matas. Em outras, por perpetuar técnicas de limpeza de pasto, usadas há décadas, sem o devido cuidado. O fato é que os efeitos causados pelos incêndios florestais são devastadores, provocando diversos danos ao ecossistema e às pessoas.
De acordo com eles, na nossa região é cultural a realização de queimadas para a limpeza de lavouras, mas se deve ter cuidados redobrados nessa época do ano, pois o fogo pode se alastrar e atingir outras propriedades e causar estragos.
Foto(s): Marcos de Lima / Portal Peperi
Comentar pelo Facebook