05.04.2018 às 14:13h - atualizado em 05.04.2018 às 19:10h - Economia

Cedrense e dois amigos apostam na criação de marca de roupas em Florianópolis

Kelly Figueiró

Por: Kelly Figueiró São José do Cedro - SC

Continua depois da publicidade

Cedrense e dois amigos apostam na criação de marca de roupas em Florianópolis
Pedro, Kalinka e Maria Vitória (Foto: Arquivo Pessoal)

Continua depois da publicidade

Quando falamos em finanças pessoais e investimentos, geralmente as associações mais imediatas se referem ao chamado rentismo, condição ou modo de vida de quem investe parte do seu patrimônio para obter algum tipo de renda a partir desse investimento. Porém, há outras formas de investimentos que não passam necessariamente por aplicações financeiras diretamente no mercado e a espera pela valorização de ações ou aumento de juros, por exemplo.

"Trabalhar em uma empresa da qual se goste, em que você encontre um significado para o seu trabalho, é uma das formas de investir no seu capital pessoal. A outra é abrir uma empresa", diz o economista Luciano Araújo. Segundo ele, a lógica vem do campo conhecido como Economia Comportamental. Segundo a tese, uma pessoa realizada profissionalmente produz mais e melhor, gerando um ciclo virtuoso que envolve ascensão na carreira e, consequentemente, melhores salários.

A teoria se aplica também aos empreendedores. De acordo com o economista, empresas em que os proprietários - e, principalmente, os funcionários - estão realizados e felizes apresentam resultados positivos e sustentados.

É essa a aposta do trio de empreendedores formado por Kalinka Salvi, de 36 anos, da cidade de São José do Cedro, pelo mineiro Pedro Abdo, de 23 anos, e pela manezinha de Florianópolis, Maria Victoria Barthe, de 21 anos. Juntos, eles criaram em 2016 a Galeria, empresa do ramo de vestuário com uma proposta identificada com a satisfação de todos os envolvidos no processo produtivo, dos proprietários até os consumidores das roupas da marca.

"Quando falamos do consumidor brasileiro especificamente, agregamos a lealdade desse público consumidor com a identificação e amor pela marca. Temos recebido muitos contatos de surfistas que se identificaram. Isso nos mostra que o recado está chegando de forma clara", diz Kalinka, que é formada em Administração com habilitação em Comércio Exterior.

A estrutura da empresa é simples e conta com a dedicação dos três. Pedro, também formado em Administração, é o responsável pela criação. Maria Victoria, formada em Design de Interiores, comanda as mídias e a divulgação.

"Ao criar a marca, queríamos que nossos consumidores se identificassem com o que há de mais belo: a vida. Respeitar todas as formas de vida. Ter consciência de que nossas atitudes influenciam no todo era e é o nosso maior objetivo", explica Kalinka.

A paixão pelo trabalho é evidente e confirma o que diz o economista Luciano Araújo. Embora recente, a empresa dos três está operando de forma positiva (eles não revelam dados de faturamento) e eles já têm planos de expansão. É o ciclo virtuoso se fazendo presente e se materializando por meio dos planos empresariais revelados por Kalinka.

"Nossos projetos no curto prazo estão relacionados em atender ao público feminino. Cerca de 46% dos nossos seguidores são mulheres. A solicitação partiu desse público. Chegamos a receber fotografias de modelos de camisetas e baby looks como sugestão. No longo prazo é estruturar nossa loja física", afirma.

Se o momento é de crise e de cautela com as finanças, abrir uma empresa pode ser um passo ousado. Se fosse um investimento, seria como agir de forma agressiva na bolsa de valores. Os três jovens optaram por um investimento baseado em planejamento, metas factíveis e muita paixão pelo trabalho. Até o momento, tem dado certo. Empreender também é arriscado, mas a Economia ensina: não há investimento possível sem um pouco de ousadia.

"Mesmo em uma economia instável, existem oportunidades e, por que não dizer, espaço para atender determinado público consumidor", resume Kalinka.

Fonte: G1 SC

Continua depois da publicidade

AL Contabilidade
Advocacia Fávero
Nedel Celulares.

Mais notícias

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.