05.03.2024 às 15:30h - atualizado em 06.03.2024 às 06:25h - Geral

Gerência de Saúde de SMO notificou 603 casos prováveis de dengue em 2024 na região

Marcos Meller

Por: Marcos Meller São Miguel do Oeste - SC

Gerência de Saúde de SMO notificou 603 casos prováveis de dengue em 2024 na região

Desde o dia 1º de janeiro, a Gerência Regional de Saúde notificou mais de 600 casos prováveis de dengue no extremo-oeste. O dado consta no último boletim divulgado nesta segunda-feira, 04, pelo órgão. O número é quase 20 vezes maior do que o registrado no primeiro bimestre de 2023. No ano passado, no mesmo período, foram 37 casos da doença. Dos 30 municípios da Regional de Saúde, 5 estão em situação de epidemia de dengue: Itapiranga, Guarujá do Sul, Santa Helena, Saudades e Maravilha.

Do total de casos prováveis, 476 foram confirmados. Os demais ainda aguardam o resultado dos exames. O boletim da Gerência de Saúde aponta 1 morte provocada pela doença e 6 casos com sinal de alarme, ou seja, com sintomas mais graves. De acordo com a bióloga da Gerência de Saúde, Marciele Bogo, a projeção do Ministério de Saúde é de que o quadro continue se agravando com novos casos até o mês de maio. “Precisamos reforçar os cuidados com a dengue e envolver a população, municípios, órgãos e entidades para eliminar o mosquito e evitar novos focos”, disse.

Além dos casos, o número de focos do mosquito aedes aegypti também aumentou muito neste ano. Nos dois primeiros meses de 2024 foram registrados 1.456 focos na região, 70% a mais do que o mesmo período de 2023. De acordo com a bióloga da Gerência de Saúde, Marciele Bogo, a explosão de focos do mosquito e de casos da doença no primeiro bimestre do ano se deve, entre outros fatores, ao aumento da presença do mosquito no mês de dezembro e ao período de chuvas do final do ano.

Confira a entrevista com a bióloga da Gerência de Saúde, Marciele Bogo.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.