05.02.2026 às 09:39h - Geral

Brasil concedeu 70 medidas protetivas por hora a mulheres vítimas de violência doméstica em 2025

Ricardo Orso

Por: Ricardo Orso São Miguel do Oeste - SC

Brasil concedeu 70 medidas protetivas por hora a mulheres vítimas de violência doméstica em 2025
Foto: Divulgação, NSC Total

A Justiça brasileira concedeu 70 medidas protetivas por hora a mulheres vítimas de violência doméstica e familiar em 2025. Os dados foram divulgados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nesta quarta-feira, 4, durante o lançamento do Pacto Nacional Brasil contra o Feminicídio.

Segundo os dados do sistema de Justiça, entre janeiro e dezembro do ano passado foram concedidas 621.202 medidas protetivas. Já o Ligue 180, Central de Atendimento à Mulher, coordenado pelo Ministério das Mulheres, registrou, em média, 425 denúncias por dia em 2025.

Em relação aos casos de feminicídios, foram julgados, em média, 42 casos do crime por dia no Brasil, totalizando 15.453 julgamentos, um aumento de 17% em relação ao ano anterior.

Quatro mulheres são vítimas de feminicídio por dia no Brasil

Em respostas aos altos índices de violência contra mulher, em que quatro mulheres são assassinadas por dia no país, segundo dados da Segurança Pública de 2025, o Governo do Brasil, o Congresso Nacional e o Poder Judiciário lançaram nesta quarta-feira o “Pacto Nacional Brasil contra o Feminicídio”.

A iniciativa estabelece uma atuação inédita, coordenada e permanente entre os três Poderes para prevenir a violência letal contra meninas e mulheres no país. O pacto tem como objetivos acelerar o cumprimento de medidas protetivas, fortalecer as redes de enfrentamento da violência em todo o território nacional, ampliar ações educativas e responsabilizar os agressores.

O acordo também prevê compromissos voltados à transformação da cultura institucional dos três Poderes. Segundo o Supremo Tribunal Federal (STF), um dos objetivos é a promoção da igualdade de tratamento entre homens e mulheres e o enfrentamento do machismo estrutural e à incorporação de respostas a novos desafios, como a violência digital contra mulheres.

Para garantir a efetividade das ações, será criado o Comitê Interinstitucional de Gestão, coordenado pela Presidência da República. O colegiado reunirá representantes dos três Poderes, com participação permanente de Ministérios Públicos e Defensorias Públicas, a fim de assegurar acompanhamento contínuo, articulação federativa e transparência.

O Pacto Nacional Brasil contra o Feminicídio promete fazer monitoramento contínuo e divulgar relatórios públicos, além de assegurar o diálogo com especialistas e organizações da sociedade civil.

Fonte: NSC Total

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.