05.02.2025 às 09:56h - Educação
A Escola de Educação Básica São Lourenço, localizada na Linha São Lourenço, interior de Iporã do Oeste está realizando os últimos ajustes para a retomada das atividades letivas no dia 10 de fevereiro.
A novidade para esse ano é a ampliação da oferta de cursos, com a introdução de um novo curso de Administração, além da continuidade da Pedagogia da Alternância para os anos finais do ensino fundamental e ensino médio.
Conforme a diretora da instituição de ensino, Rejane Graeff, além da oferta regular do ensino do 1º ano ao Ensino Médio, haverá mudanças na matriz curricular, incluindo aulas de inglês e ensino religioso nos anos iniciais, além do aumento na carga horária das aulas de Artes, que passarão a ser ministradas três vezes por semana, e da Educação Física.
Segundo a diretora, a grande novidade deste ano é a retomada do "Pequeno Polegar", projeto municipal que atende à educação infantil. Ela explica que a escola irá ceder salas para acomodar três turmas do município, incluindo o Maternal 3, Pré 1 e Pré 2.
Rejane destaca que essa é uma demanda que já vinha sendo uma reivindicação antiga da comunidade, e a partir deste ano, as crianças da educação infantil retornarão à escola de Linha São Lourenço, o que deverá proporcionar maior comodidade para as famílias, principalmente no que diz respeito ao transporte escolar.
Outro ponto destacado foi a continuidade da Pedagogia da Alternância para os alunos do 7º, 8º e 9º anos, que continuarão a realizar suas atividades escolares em regime de alternância entre o tempo na escola e o tempo na comunidade. Esse modelo atende às necessidades dos estudantes da área rural, sendo uma metodologia eficaz para as escolas de campo.
A diretora explicou que as aulas para essas turmas acontecem nas segundas, terças e quintas-feiras, com foco no desenvolvimento de habilidades voltadas para o meio rural.
A diretora enaltece que a escola passará por algumas modificações estruturais, como o fechamento do refeitório para reformas logo no início do ano letivo.
Apesar da logística estar um pouco alterada nos primeiros dias, a reforma visa melhorar o espaço para os alunos, que terão um ambiente mais adequado para as refeições.
A instituição também se ajustará para atender à demanda de matrículas, com uma previsão de 160 alunos matriculados neste ano.
Em relação ao transporte escolar, a diretora da E.B.São Lourenço, Rejane Graeff, afirmou que os contratos foram renovados e que as empresas terceirizadas continuarão a prestar o serviço para os alunos da educação infantil, bem como para os demais estudantes da escola. A expectativa é de que o ano letivo comece com todos os serviços funcionando de forma integrada.
Comentar pelo Facebook