05.02.2025 às 09:46h - Saúde

Oftalmologista destaca cuidados para preservar a saúde ocular

Cleide Thessing

Por: Cleide Thessing Iporã do Oeste - SC

Oftalmologista destaca cuidados para preservar a saúde ocular

A deficiência visual pode ter causas variadas dependendo da faixa etária. Conforme a Oftalmologista Mariana Lora Henn, que atende no Hospital Nossa Senhora das Mercês, em Iporã do Oeste, e na Clínica Acurrata, em Chapecó, nas crianças, o estrabismo, que é o desvio dos olhos, é uma das principais causas de baixa visão.

A especialista enfatizou que é fundamental que os pais busquem acompanhamento oftalmológico para tratar a condição precocemente, com o uso de tampões ou óculos, a fim de evitar que a criança desenvolva uma deficiência visual permanente.

Já nos adultos, a catarata é uma das condições mais comuns após os 60 anos.

A oftalmologista explicou que a doença é facilmente diagnosticada e tratada, sendo mais prevalente em pessoas com doenças sistêmicas, como diabetes, hipertensão ou que têm o hábito de fumar. Mariana reforçou a importância de consultas oftalmológicas anuais após os 60 anos para detectar alterações precocemente e iniciar o tratamento o quanto antes.

Em relação ao uso excessivo de telas, a especialista abordou os prejuízos causados pela exposição constante à luminosidade do computador e celular. Mariana Lora Henn destacou que a Sociedade Brasileira de Pediatria sugere que crianças menores de dois anos não tenham contato com telas. De dois a cinco anos, o tempo de exposição é limitado a uma hora por dia, e acima dos cinco anos, o limite é de duas horas diárias.

Para os adultos, Mariana orientou fazer pausas a cada 30 minutos de uso de telas, olhando para longe por um minuto, a fim de descansar a musculatura ocular e evitar sintomas como dor de cabeça e cansaço ocular.

A oftalmologista também ressaltou cuidados gerais para melhorar a saúde ocular a longo prazo. Entre eles, Mariana Lora Henn sugere aumentar o tamanho das letras nas telas e ajustar a luminosidade, além de usar óculos com filtro anti-reflexo para quem passa muito tempo em frente às telas, fazer o uso de óculos com proteção UV para prevenir danos causados pela exposição excessiva ao sol e manter uma hidratação correta, além de consumir alimentos ricos em vitaminas, como frutas e verduras, para manter os olhos saudáveis.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.