05.02.2025 às 14:02h - atualizado em 06.02.2025 às 11:36h - Saúde
A Unidade Móvel Saúde da Mulher do SESC chega a Itapiranga e projeta mais de mil atendimentos até o fim de abril. Com os índices de câncer de colo de útero e câncer de mama registrando aumentos significativos, o município busca parcerias com o Serviço Social de Comércio para trazer o caminhão a Itapiranga. Ano passado, a unidade móvel esteve em Iporã do Oeste atendendo as mulheres dos municípios da região. Agora, está exclusivamente para as mulheres de Itapiranga. O objetivo é de realizar o rastreamento de mulheres, com foco na prevenção.
Conforme a Enfermeira da Secretaria de Saúde, Elaine Simonetti, o ato inaugural foi realizado nesta terça-feira, 4. Os atendimentos já foram iniciados e a projeção é de 700 mamografias e 700 coletas de citopatológico. Ela menciona que o público alvo para os exames de mamografia passa por mulheres de 50 a 69 anos que buscarem exames há mais de um ano. Além disso, mulheres de 35 a 49 anos com histórico de câncer na família. Para a coleta do citopatológico, que identifica a presença de células cancerígenas no útero, o objetivo é de atender mulheres de 25 a 64 anos.
Segundo Elaine Simonetti, os atendimentos só irão ocorrer com agendamento, pela grande demanda. Ela menciona que as mulheres estão mais preocupadas com o cuidado a saúde. Com o aumento constante dos índices, as mulheres do município estão buscando a realização dos exames.
A Secretaria de Saúde realiza acompanhamento das mulheres. Segundo a Enfermeira, a unidade móvel do SESC, tem ligação direta com o hospital de Barretos, interior de São Paulo, um dos mais modernos do mundo no tratamento oncológico. Elaine Simonetti comenta que a identificação do câncer nos primeiros estágios possibilita tratamento eficaz, com alto índice de cura.
Foto(s): Ricardo do Nascimento/Rede Peperi
Comentar pelo Facebook