05.02.2020 às 13:51h - atualizado em 05.02.2020 às 13:56h - Educação

Rede Municipal de Ensino de Iporã do Oeste inicia ano letivo com quase mil alunos matriculados

Adilson Kipper

Por: Adilson Kipper Iporã do Oeste - SC

Rede Municipal de Ensino de Iporã do Oeste inicia ano letivo com quase mil alunos matriculados

Conforme o secretário de Educação, Nereu Barth, as direções das escolas retomaram as atividades ainda no dia 23 de janeiro.

Os professores efetivos retomaram as atividades na segunda-feira, e nesta terça-feira ocorreu à abertura do ano letivo com todos os profissionais da educação.

Barth enfatiza que o encontro teve a presença da APAE, que fez uma abordagem sobre o projeto “prevenir”, que trata da prevenção as deficiências.

Na parte da tarde os profissionais participaram de palestra com o professor da Unoesc, universidade com a qual o município possui convênio, o psicólogo, Abel Petter, com a temática, “cuidando da vida”.

O secretário ressalta que nesta quarta-feira será realizada uma palestra com o tema “currículo base da educação infantil e ensino fundamental do território catarinense”, com a divisão dos professores em nível de ensino.

No dia 6, o secretário de Educação ressalta que o dia será livre para cada direção realizar o planejamento e a reunião com os profissionais de cada educandário.

Nereu Barth ressalta que durante a semana ainda estão ocorrendo escolhas de aulas. Na sexta-feira, o secretário cita que a palestra será específica para os professores e auxiliares de creche. A psicóloga Tânia Ferro irá abordar o tema “prevenção linguagem”, com foco na atenção especial na fase inicial do desenvolvimento das crianças para a prevenção de deficiências.

O início das aulas será no dia 10 de fevereiro. O secretário chama atenção para a educação infantil, em que os pais serão comunicados pela escola sobre o funcionamento das aulas.

Ele lembra que no EMEI Criança Feliz duas novas salas de aula estão sendo concluídas, o que vai permitir a abertura de novas vagas. Barth reforça que todas as escolas receberam investimentos durante o recesso.

A escola com maior número de alunos na rede municipal de Iporã do Oeste é o CIEF, da sede. Nereu Barth cita que são 460 alunos do 1º ano até o 9º ano do ensino fundamental, divididos em 17 turmas, destas, três turmas iniciantes do 1º ano.

Na creche EMEI Criança Feliz são cerca de 200 crianças atendidas, e outras 200 no pré-escolar Os Peixinhos e Pequeno Polegar. No CIER de linha Esperança estão matriculados 120 estudantes.

O fator positivo do elevado número de alunos, segundo Nereu Barth, é que o município recebe o valor do FUNDEB conforme o número de matrículas. Em 2019 o valor somou R$ 300 mil a mais do que a contribuição do município com o fundo.

No transporte escolar, o secretário de Educação lembra que as linhas continuam as mesmas, com os mesmos transportadores, e sem alterações significativas até o momento. Os veículos do transporte escolar também passaram por revisão no período de recesso.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.