05.01.2021 às 09:12h - atualizado em 05.01.2021 às 10:50h - Saúde
O novo secretário de Saúde de Iporã do Oeste, Valtuir Marco Dal Bosco, destaca que neste primeiro dia oficial de trabalho alguns encaminhamentos mais urgentes foram realizados, e outros irão ocorrer ao longo dos dias. Conforme o secretário, já havia dois médicos da unidade de saúde positivados para Covid, e no começo desta semana mais um profissional foi confirmado com o vírus. Um dos médicos que havia contraído o vírus voltou a trabalhar nesta segunda-feira, e o quarto médico está afastado por fazer parte do grupo de risco.
Desta forma, Dal Bosco afirma que o número de médicos está bastante reduzido, e pede que as pessoas só procurem o Centro de Saúde para emergências. O hospital dará suporte ao atendimento.
Além disso, o secretário de Saúde ressalta que há também cerca de 40% dos servidores em férias e alguns afastados, ficando o atendimento com apenas duas equipes neste primeiro mês do ano.
Valtuir Marco Dal Bosco enfatiza que os exames de rotina liberados pelo SUS estão ocorrendo normalmente, somente aqueles exames em que há necessidade de encaminhamento a outras cidades não estão sendo liberados. Para estes exames há necessidade de fazer os contratos e credenciamentos.
Segundo o secretário, o horário de atendimento será mantido, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.
Nas equipes de ESF, Dal Bosco antecipa que não estão previstas alterações entre as áreas, e o setor administrativo será composto por servidores da própria secretaria.
Comentar pelo Facebook