05.01.2019 às 08:44h - atualizado em 05.01.2019 às 09:45h - Geral

Navegação Porto Feliz de Mondaí mantém travessia sobre o Rio Uruguai há cerca de 40 anos

Joana Reichert

Por: Joana Reichert Iporã do Oeste - SC

Navegação Porto Feliz de Mondaí mantém travessia sobre o Rio Uruguai há cerca de 40 anos

Continua depois da publicidade

A balsa, na divisa com Vicente Dutra, faz a travessia de veículos para o Rio Grande Sul.

O proprietário, Guilherme Pizeta, explica que o atendimento diário, independente de ser feriado ou final de semana, é das 6h até as 22h.

O proprietário lembra que a balsa passa por vistorias anuais da Marinha, órgão que avalia as condições de funcionamento e segurança. Em 2017 a balsa passou por uma melhoria geral. Além da licença da Marinha para operar, os funcionários que atuam na balsa também precisam passar por capacitação com o órgão.

Para operar, a balsa deve disponibilizar itens de segurança aos usuários. A estrutura disponibiliza de coletes salva vida, bóias e bote.

O proprietário Guilherme Pizeta enfatiza que a travessia ocorre de forma tranquila, cerca de sete minutos, e os maiores transtornos ocorrem quando o rio está com nível alto de água. Em períodos de cheia, quando o rio está com mais de sete metros, a travessia é suspensa.

A balsa tem capacidade para transportar oito veículos e 15 pedestres. Guilherme comenta que a travessia é feita pela sua família há cerca de 40 anos, sendo ele a terceira geração. Inicialmente a estrutura da balsa era de madeira. Atualmente quatro funcionários atuam na travessia.


Foto(s): Jornei de Souza

Continua depois da publicidade

Comentários depois da publicidade

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.