04.12.2025 às 17:02h - Geral

Com maior movimentação fluvial do Estado, Itapiranga inicia curso para marinheiros

Ricardo do Nascimento

Por: Ricardo do Nascimento Itapiranga - SC

Com maior movimentação fluvial do Estado, Itapiranga inicia curso para marinheiros
Foto: Ricardo do Nascimento/Rede Peperi

A Marinha do Brasil começou nesta quinta-feira, 4, o curso de formação dos profissionais que realizam a travessia da população entre as cidades de Itapiranga-SC e Barra do Guarita-RS. O Curso de Marinheiro Auxiliar Fluvial de Convés e Máquinas é realizado pela primeira vez no município e possui o objetivo de garantir segurança para a população que realiza a travessia. A formação é promovida pela Capitania de Portos de Santa Catarina. São 10 inscritos, no curso que iniciou neste dia 4 e prossegue até o dia 19 de dezembro. As aulas ocorrem na sede do Corpo de Bombeiros de Itapiranga.

Conforme o Coordenador do curso e Sargento da Marinha, Bruno Motta, não há nenhuma cidade em Santa Catarina com movimentação fluvial maior do que Itapiranga. “Com a movimentação de passageiros e embarcações, a Marinha abriu os olhos a cidade, para capacitar os operadores e garantir a segurança” diz. São milhares de pessoas que atravessam diariamente o Rio Uruguai.

Com a formação realizada no município, a Marinha pretende ampliar as fiscalizações para o próximo ano. Motta destaca que este é momento de habilitar os marinheiros para depois realizar as cobranças. A projeção da entidade é de promover formações a cada dois anos na região. Ele reforça que para conduzir as balsas e pequenas embarcações é necessário o curso de formação.

A partir desta segunda-feira, 8, ocorre o curso de formação para servidores públicos. O Sargento e Coordenador da formação destaca que a maioria dos alunos inscritos são do Corpo de Bombeiros, no entanto, agentes públicos de todas as instituições podem realizar a capacitação.

Segundo Bruno Motta, estão previstas formações para mais regiões do ano, como Lages e Concórdia, no ano que vem.

Foto(s): Ricardo do Nascimento/Rede Peperi

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.