04.12.2025 às 08:30h - Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde de Guaraciaba realizou nos últimos três meses, com apoio dos Agentes Comunitários de Saúde, uma campanha para recolher medicamentos vencidos nas casas dos moradores. A ação teve como objetivo conscientizar sobre o uso correto da medicação e também evitar o descarte irregular desses produtos, que pode causar danos ao meio ambiente.
Segundo a Secretaria de Saúde, só neste ano foram investidos cerca de R$ 700 mil na compra de medicamentos para a farmácia básica. Atualmente, mais de 240 itens são oferecidos gratuitamente à população.
Para o Secretário de Saúde, Claudemir Parmigiani, é preocupante ver tanto investimento sendo desperdiçado. “Esse valor poderia ser usado para melhorar a infraestrutura da saúde, contratar mais profissionais, comprar equipamentos e oferecer mais exames e consultas. É um dinheiro que está sendo jogado fora, e isso é inaceitável”, destacou.
A enfermeira e assessora Maiane Gasperin também reforçou a importância de seguir corretamente o tratamento prescrito. “Quando seu médico indicar um medicamento, tome conforme a orientação. Interromper o uso antes do tempo pode causar resistência bacteriana e tornar o remédio ineficaz”, alertou.
Ela ainda lembra que medicamentos vencidos nunca devem ser jogados no lixo comum. “Isso contamina o solo, a água e pode afetar a saúde pública”, explicou.
A Secretaria reforça o pedido para que os moradores entreguem medicamentos vencidos nas unidades de saúde. “Somente com a colaboração de todos é possível melhorar a saúde da nossa comunidade”, finaliza a nota da prefeitura.
Comentar pelo Facebook