04.12.2021 às 07:10h - atualizado em 04.12.2021 às 18:28h - Infraestrutura

Usina de asfalto deve iniciar as atividades no segundo semestre de 2022

Maruhan França

Por: Maruhan França São José do Cedro - SC

Usina de asfalto deve iniciar as atividades no segundo semestre de 2022
Marcos de Lima/Portal Peperi

Foi assinado no final da tarde desta sexta-feira, 03, o convênio de R$ 4.970 milhões entre o Governo Estadual e o Conder para a usina de asfalto em São Miguel do Oeste. Outros R$ 4.5 milhões haviam sido assegurados pelo Governo Federal.

A solenidade ocorreu na Câmara de Vereadores de São Miguel com a presença do governador de Santa Catarina, Carlos Moisés. Também estiveram presentes o presidente da Alesc, Mauro De Nadal, deputado Fabiano da Luz e a deputada Marlene Fengler, além do chefe da Casa Civil, Eron Giordani, presidente da Cidasc, Plínio de Castro, prefeitos, vices e vereadores da região e lideranças locais.

O presidente do Conder e prefeito de Guarujá do Sul, Claudio Junior Weschenfelder, que esteve na solenidade, afirmou que este contrato vai possibilitar a construção da usina e aquisição de equipamentos, como também a compra dos primeiros insumos para colocar a usina de asfalto efetivamente em funcionamento. A previsão é que as atividades começam a partir do segundo semestre de 2022. Vale lembrar que os trâmites para implantação da empresa iniciaram ainda em 2017.

Para Weschenfelder esse convênio foi um grande passo para a região Extremo-Oeste após idas e vindas à Florianópolis para firmar o compromisso de recursos. Ele também lembrou que em maio deste ano, 15 prefeitos dos municípios associados ao Conder estiveram na capital do estado visando a conclusão deste contrato.

A partir de agora será lançado o processo de licitação para aquisição dos equipamentos, o que deve se estender nos primeiros meses do próximo ano. O presidente do Conder ainda relatou que depois de definidas as empresas responsáveis pela entrega das máquinas, será dado um prazo para as mesmas, o que neste momento não pode ser firmado um prazo devido a falta de peças no mercado para fabricar uma máquina. Claudio salientou que o Consórcio vai trabalhar agora na regularização dos municípios consorciados, sendo que os mesmos necessitam encaminhar um projeto de lei para a Câmara de Vereadores aprovarem a adesão do município à usina de asfalto.

22 municípios são associados ao Conder, sendo eles: Anchieta, Bandeirante, Barra Bonita, Belmonte, Descanso, Dionísio Cerqueira, Guaraciaba, Guarujá do Sul, Iporã do Oeste, Itapiranga, Maravilha, Mondaí, Palma Sola, Palmitos, Paraíso, Princesa, Romelândia, Santa Helena, São João do Oeste, São José do Cedro, São Miguel do Oeste e Tunápolis.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.