04.11.2021 às 17:42h - atualizado em 04.11.2021 às 20:55h - Saúde

Creches de São José do Cedro seguirão em meio período após surto de mão-pé-boca

Maruhan França

Por: Maruhan França São José do Cedro - SC

Creches de São José do Cedro seguirão em meio período após surto de mão-pé-boca
Ivan Guilherme/Portal Peperi

A decisão em manter as atividades nas creches Pingo de Gente, São Domingos e Nossa Senhora Aparecida em apenas um período até o final do ano ocorreu de forma conjunta entre equipes técnicas e administrativas da prefeitura de São José do Cedro.

O encontro na sala de reuniões do Posto de Saúde central reuniu a vigilância epidemiológica, vigilância sanitária, diretoras de creches, servidores da educação, saúde, planejamento e contou com a presença do prefeito.

O principal tema em debate foi a notificação de surto da doença pé, mão e boca que acomete crianças pequenas, geralmente com idade inferior aos cinco anos. As diretoras informaram que as creches têm muitos casos, gerando preocupação devido ao alto nível de contágio do vírus. Elas também pediram orientação.

Existem duas salas nas creches que tiveram que “fechar” temporariamente devido ao número de crianças com o vírus. Os ambientes estão sendo higienizados com ainda mais frequência para que as turmas retornem com segurança, após liberação médica, conforme o caso.

De acordo com a equipe técnica da saúde, existem recomendações e notas técnicas que precisam ser seguidas para garantir segurança às famílias e evitar superlotação nas unidades de saúde e hospitais.

A secretária da educação informou que havia o pedido das famílias para que as creches voltassem ao atendimento integral. Conforme ela, o setor cogitou a retomada, no entanto, aumentaram casos desta doença e também de pacientes com Covid.

Após as explanações, a decisão foi manter as atividades do mesmo modo até o final do ano para evitar problemas maiores, como por exemplo, o fechamento total das unidades. As enfermeiras explicaram que o município tem registrado também um surto de diarreia e o quadro de pé, mão e boca, que podem baixar o sistema imunológico das crianças, aumentando o risco de outras doenças, como o Coronavírus.

Fonte: Ascom

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.