04.10.2025 às 10:33h - atualizado em 04.10.2025 às 11:17h - Saúde
Itapiranga garante atendimento aos pacientes com novo sistema de agendamento de consultas. A atenção básica está cada vez mais próxima da população e isso tem causando aumento nos atendimentos prestados pelos profissionais da Secretaria Municipal da Saúde de Itapiranga. Conforme a Diretora da Atenção Básica de Itapiranga, Enfermeira, Elaine Simonetti Zappani, a nova proposta do Ministério da Saúde exige ajustes, porém sem prejudicar o acesso da população. A medida obriga os municípios a agendarem 50% dos atendimentos da atenção básica.
“A atenção primária passa por ajustes ao longo dos anos e vai manter o foco na prevenção, promoção e diagnóstico precoce” comenta Elaine. Até dezembro serão ajustados sete indicadores exigidos pelo Ministério da Saúde em processo de adaptação para que a gestão se organize para os 21 indicadores finais.
A Diretora da Atenção Básica de Itapiranga, Elaine Simonetti Zappani, observa que os agendamentos já são colocados em prática e o planejamento será ampliado para organizar este fluxo. Este sistema será somente para situações eletivas, nos casos que podem esperar para uma futura consulta e não para urgência e emergência.
Segundo a Diretora da Atenção Básica de Itapiranga, Enfermeira, Elaine Simonetti, este sistema vai facilitar o planejamento dos pacientes e dos profissionais da Secretaria Municipal da Saúde. “Ninguém ficará sem atendimento. Até dezembro nós estaremos sentando com os profissionais para organizar esses fluxos e repassar as informações de como irá funcionar. Mas a população pode se tranquilizar” reforça.
Além da atenção básica, o município também atende demandas que são geradas de média e alta complexidade. Nos dados dos dois primeiros quadrimestres foram 6.686 pacientes transportados para atendimento especializado. Em oito meses de 2025, foram realizados 32.842 atendimentos pelos médicos, além de 22.700 consultas de outros profissionais de nível superior. São 5.310 atendimentos odontológicos. Os trabalhos das equipes multiprofissionais com grupos da atenção primária também recebem atenção, resultando em mais de 5 mil atendimentos.
A ampliação nos serviços prestados pela saúde proporciona opções aos pacientes. A atenção primária inclui atividades com grupos com olhar diferenciado para a prevenção. “As práticas integrativas registram grande demanda em Itapiranga mostrando que a população aprova este sistema” destaca.
A ampliação de oficinas, incluindo yoga e hidroterapia, também gera boa expectativa. Grupos de alongamento e pilates solo também possuem equipe da saúde trabalhando no município.
Comentar pelo Facebook