04.10.2025 às 15:57h - atualizado em 05.10.2025 às 07:46h - São Miguel do Oeste
São Miguel do Oeste sediou, neste sábado, 4, a primeira edição local do Torneio de Robótica Grande Oeste (TRGO), realizado nas dependências do SESI SENAI. O evento reuniu 50 equipes de estudantes com idades entre 9 e 17 anos, vindos de diversas cidades do Oeste e Extremo-Oeste catarinense, que competiram nas modalidades Cabo de Guerra, Corrida Maluca e SUMÔ Cliff Hanger LEGO.
De acordo com a supervisora de Educação Continuada do SESI, Cíntia Vier, sediar o TRGO representou um marco importante para a instituição e para a região. “O torneio deu grande visibilidade à Escola SESI e fortaleceu as parcerias regionais. Muitos ainda associam nossa atuação apenas ao SENAI, então esse evento foi uma oportunidade de mostrar a força do SESI. Além disso, valorizou as prefeituras parceiras, que antes precisavam sair muito cedo para ir até Chapecó”, destacou.
Por conta da estrutura física do espaço, a edição deste ano teve número limitado de participantes, recebendo metade das equipes de anos anteriores, quando o torneio chegou a reunir 100 grupos. “Incentivamos que ao menos uma equipe por município participasse, para garantir representatividade regional”, explicou Cíntia.
Durante o torneio, os alunos foram responsáveis pela montagem, programação e testes dos robôs, com orientação dos professores, mas sem intervenção direta. A proposta, segundo a supervisora, vai além da parte técnica: “A robótica é uma ferramenta de aprendizagem na prática. Além do conhecimento tecnológico, os alunos desenvolvem habilidades socioemocionais, como respeito, cooperação e convivência”, ressaltou.
Foto(s): Lucas Lôndero / Portal Peperi
Comentar pelo Facebook