04.10.2023 às 14:44h - atualizado em 04.10.2023 às 15:10h - Agricultura

Produção orgânica de hortaliças será tema de encontro em Mondaí

Evento da Epagri será realizado na próxima terça-feira, 10, no interior do município.

Marcos Herbert

Por: Marcos Herbert Iporã do Oeste - SC

Produção orgânica de hortaliças será tema de encontro em Mondaí
Foto: Aires Mariga/Epagri

A Epagri de Mondaí vai promover um encontro para tratar sobre a produção orgânica de hortaliças. Será na tarde da próxima terça-feira, 10, na propriedade de Valdori Steinhaus, na Linha Alto Mondaizinho. Conforme o Engenheiro Agrônomo e Extensionista Rural, Paulo Roberto Kuhn, o objetivo é proporcionar conhecimentos aos produtores de hortaliças para que eles consigam usar, de forma alternativa, produtos naturais para o controle de insetos e doenças nas plantas.

O agrônomo observou que geralmente são utilizados inseticidas ou fungicidas sintéticos que não possuem registro para o controle de doenças e pragas nas hortaliças, o que prejudica a segurança alimentar do consumidor final, além de causar riscos ao próprio produtor durante a pulverização dos agrotóxicos. Kuhn destacou que toda a cadeia produtiva será beneficiada com a metodologia orgânica, já que nesse modelo são usados produtos naturais para o controle de doenças e pragas.

As inscrições para o Dia de Campo já foram encerradas e agora será feito contato individual, já que cada inscrito deverá levar alguns produtos para compor as receitas dos biofertilizantes, inseticidas e fungicidas naturais que serão repassadas no encontro. Paulo Roberto Kuhn enalteceu que a metodologia orgânica vai agregar valor aos produtos e atender as exigências do mercado.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.