04.10.2021 às 10:24h - Obras

Descanso vai realocar famílias indígenas em 60 dias

João Bresolin

Por: João Bresolin São Miguel do Oeste - SC

Descanso vai realocar famílias indígenas em 60 dias

O governo de Descanso vai realocar as famílias indígenas que residem atualmente na área industrial do município. A informação é do prefeito, Sadi Bonamigo. O anúncio ocorreu recentemente após reunião com representantes da Fundação Nacional do Índio e da Secretaria Especial de Saúde Indígena. Membros da Administração e o procurador da República também participaram do momento de conversa.

Conforme Bonamigo, a ideia é que os indígenas se instalem em uma área de terra de aproximadamente 10 mil m², em um espaço que fica às margens da SC- 496 na saída para o município de Belmonte.

Ele afirmou que a Funai vai ficar responsável pelo envio de sete kits moradias aos indígenas de Descanso. O órgão também vai cuidar da contratação de mão de obra para a construção das casas. Já o Sesai, vai entregar louças de banheiro, conjuntos de fossa e filtro, além de demais materiais necessários para a instalação dos banheiros.

Bonamigo destacou que caberá ao município de Descanso a preparação da área de terra, instalação de energia elétrica e de rede de água. O governo também terá que fazer a construção dos banheiros e do sistema de esgoto completo para as novas moradias.

O prefeito projetou que os indígenas devem ser realocados até o mês de novembro deste ano. Ele comentou que a partir desse novo espaço os indígenas terão um espaço digno para residir.

Bonamigo garantiu que após a instalação, o governo vai continuar prestando todo o suporte necessário para que os mesmos possam retomar suas atividades na agricultura e no artesanato. Ele lembrou que o município está em busca de recursos para que um pavilhão de uso coletivo seja construído na nova área, possibilitando que os índios possam realizar suas atividades.

Fonte: Divulgação/ Prefeitura

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.