04.09.2025 às 07:50h - Santa Catarina
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC), em apoio à Promotoria de Justiça de Rio do Sul, deflagra nesta quinta-feira (4) uma operação contra um grupo suspeito de comandar o jogo do bicho em diversas cidades catarinenses. Entre as apreensões, por exemplo, estão uma lancha e um iate, além de jet-skis. O nome da operação é “Shutdown”.
De acordo com o MPSC, as ordens judiciais foram expedidas pela Vara Regional de Garantias da Comarca de Rio do Sul. Estão sendo cumpridos 13 mandados de prisão preventiva e 34 mandados de busca e apreensão, “além do confisco alargado, sequestro de bens móveis e imóveis e bloqueio de contas em instituições financeiras em desfavor dos investigados pela prática da exploração de jogos de azar em municípios de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul”. Já foram apreendidos, no início desta manhã, mais de US$400 mil, cheques e outros objeto, além de três carros importados de luxo.
A investigação, conforme o Gaeco, revelou a existência de um grupo criminoso altamente estruturado, voltado à prática de crimes financeiros sofisticados e de longa duração. De acordo com as apurações, os investigados faziam uso de “laranjas”, empresas de fachada e movimentações bancárias incompatíveis com a renda declarada, tudo com o claro objetivo de dissimular a origem dos valores obtidos ilegalmente e inseri-los no sistema financeiro formal –prática conhecida como lavagem de dinheiro.
Conforme o MP, a operação “conta efetivo do GAECO, do BOPE e do BPCHOQUE, além dos 13º, 21º e 24º Batalhões da Polícia Militar e da Agência Central de Inteligência da PMSC, e no estado do Rio Grande do Sul com o apoio do GAECO do MPRS e da Brigada Militar no cumprimento das decisões judiciais”.
Fonte: NSC Total
Comentar pelo Facebook