04.08.2025 às 21:33h - Geral
O vice-presidente regional da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Astor Kist, fez um alerta neste sábado, 2, sobre os impactos do tarifaço imposto pelos Estados Unidos às exportações brasileiras. A medida, que acrescenta 50% sobre os produtos, já afeta fortemente empresas catarinenses.
Segundo Kist, uma pesquisa realizada pela Fiesc mostrou que 69% das indústrias exportadoras já registraram queda nos pedidos vindos dos EUA, enquanto 53% precisaram suspender embarques desde o anúncio da tarifa, no último dia 9 de junho.
Santa Catarina aparece como o segundo estado mais prejudicado, atrás apenas de São Paulo. O temor maior, de acordo com o dirigente, é que a situação resulte em demissões no setor industrial caso o cenário não mude nos próximos meses.
“A preocupação é muito grande. Estamos buscando apoio do governo estadual e federal para mitigar esses efeitos e dar suporte às empresas mais atingidas”, destacou Kist.
A Fiesc estuda alternativas junto ao governo para reduzir os prejuízos e evitar que a retração nas exportações se transforme em uma onda de desemprego.
Comentar pelo Facebook