04.07.2024 às 14:27h - Economia

Comércio de Itapiranga registra quase R$ 2 milhões de inadimplência

Ricardo do Nascimento

Por: Ricardo do Nascimento Itapiranga - SC

Comércio de Itapiranga registra quase R$ 2 milhões  de inadimplência
Foto: Ilustrativa

Este dado leva em consideração apenas as empresas associadas a Assemit. Valor é considerado extremamente alto e que afeta diretamente o rendimento das empresas. Conforme a Agente Comercial e Consultora de Núcleos, Carla Klein, a Associação empresarial de Itapiranga realiza campanha para combater a inadimplência. A Assemit mobiliza associados para aderirem serviços de proteção ao crédito que é oferecido em parceria com a FACISC. Segundo ela, o alto valor em compras não pagas gera preocupação no comércio e exige medidas para evitar novas perdas nas vendas parceladas. Carla informa que os dados foram apresentados em Assembleia da Associação e causou surpresa nos empresários de Itapiranga. Ela menciona que em conversa com os empresários ficou constatado que a inadimplência está crescendo e por isso é fundamental utilizar sistema de proteção ao crédito.

Assemit entende que é preciso aprimorar consulta do CPF dos clientes para evitar perdas em vendas no crediário. Carla Klein destaca que atualmente as 178 empresas associadas contabilizam mais de R$ 1,8 milhão de contas não pagas somente nos últimos cinco anos. O número é considerado muito alto e por isso já foi tema debatido em Assembleia. A partir dos dados fornecido pelo sistema de proteção ao crédito, a Associação Empresarial de Itapiranga iniciou uma campanha para conscientizar os empresários sobre a importância de realizar vendas com segurança de pagamento. Conforme Carla Klein, é preciso ampliar a proteção ao crédito e prestar maior auxílio aos empresários. Segundo a Agente Comercial, a alternativa mais correta é restringir atuação dos maus pagadores.

Cultura de vendas na base da confiança no cliente provoca aumento na inadimplência. A Agente Comercial da Assemit menciona que os empresários possuem o sistema de proteção ao crédito, porém muitas vezes deixam de realizar consulta. Carla Klein afirma que a FACISC tem auxiliado para tornar a proteção mais eficiente, mas é preciso acabar com uma cultura de confiar, por conhecer a pessoa ou um familiar do cliente. Isso resulta em vendas no crediário sem garantia de pagamento. Carla destaca ainda que a Assemit presta serviço de consulta da condição do CPF e trabalha com todas as soluções que a FACISC oferece para as Associações Empresárias. A campanha continua até dezembro visando maior assertividade nas vendas.

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