04.07.2023 às 11:22h - Golpe

Projeto Cuidar foca na prevenção à golpes contra idosos

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

Projeto Cuidar foca na prevenção à golpes contra idosos
Psicólogo - Miguel Rodrigues | Diretora de Saúde de São João do Oeste - Elisângela Melo Araújo

O aumento significativo de golpes por telefone e redes sociais motivou a Secretaria da Saúde de São João do Oeste criar o Programa Cuidar.

Segundo o psicólogo, Miguel Rodrigues, a demanda significativa na região e também em São João do Oeste, especialmente contra idosos e principalmente homens, exige medidas preventivas. Ele relata ainda a grande quantidade de golpes que não são denunciados e ficam fora das estatísticas deste tipo de crime que causa consequências relevantes.

Rodrigues ressalta que o projeto visa agir contra uma situação bem preocupante e com graves consequências financeiras e de saúde. Observa ainda que os golpes geram diferentes problemas em que as vítimas necessitam de ajuda.

Conforme o psicólogo da Secretaria da Saúde de São João do Oeste, a melhor proteção é criar uma rede de apoio visando prevenir este tipo de golpe. Miguel Rodrigues afirma que a grande quantidade de pessoas que buscam ajuda e tratamento após terem sofrido golpe, motivou a realização de campanha no município.

O foco dos criminosos em idosos ocorre por serem considerados vulneráveis. Rodrigues avalia que as pessoas que estão nesta faixa etária se tornam alvos fáceis em golpes pela internet ou de maneira presencial. O psicólogo reforça a importância de prevenir, ensinando como se defender dos golpistas que estão cada vez mais presentes na rotina das pessoas.

A Diretora de Saúde de São João do Oeste, Elisângela Melo Araújo, aponta como destaque de crimes praticados no municípios, o "golpe da menininha", envolvendo nudes, sequestro de um filho, clonagem de WhatsApp, boleto falso, golpe do PIX, renegociação de dívidas, prova de vida do INSS, atualização de dados do banco, ajuda para hospital, igreja e carentes, além de contribuição na conta de luz ou água.

Elisângela afirma que é preciso maior aproximação dos familiares explicando sobre golpes para evitar novas vítimas. Relata ainda que a frequência dos casos gera preocupação e um alerta que motiva políticas públicas visando proteger as pessoas mais vulneráveis.

Os golpes aplicados geram vários sentimentos nas vítimas. Segundo a Diretora de Saúde de São João do Oeste, Elisângela Melo Araújo, é comum identificar vergonha, culpa, medo, surtos, ansiedade de depressão com consequências de pensamento e suicídio. Segundo a Diretora de Saúde, é preciso preparar as pessoas de forma correta para evitar os golpes. Ela destaca ainda que a ação dos criminosos deve ser coibida por meio de registro de denúncia na polícia, bloquear cartão e conta bancária, trocar chip e bloquear os contatos dos golpistas. Elisângela reforça a importância das pessoas buscarem ajuda e evitarem maiores prejuízos.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.