04.07.2023 às 16:20h - atualizado em 05.07.2023 às 08:09h - Geral

Casa de Apoio do Hospital Regional abrigou 140 pessoas neste ano; ouça

Cristian Lösch

Por: Cristian Lösch São Miguel do Oeste - SC

Casa de Apoio do Hospital Regional abrigou 140 pessoas neste ano; ouça
Cristian Lösch / Portal Peperi

A Casa de Apoio do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso está completando seis meses de atividades. Segundo o Coordenador do espaço, Ademir Ditberner, a avaliação dos trabalhos é positiva.

Ele comentou que cerca de 140 pessoas se hospedaram na casa no primeiro semestre deste ano e como cada pessoa fica em média três dias no local, foram 490 diárias ao todo. Os acompanhantes dos pacientes internados no hospital são oriundos principalmente dos municípios da região oeste e de cidades do Paraná e do Rio Grande do Sul. Ditberner disse que a Casa de Apoio não cobra nenhuma taxa das pessoas e oferece, além do pernoite, alimentos básicos para os hóspedes. As alimentações são preparadas pelos próprios usuários.

O coordenador ainda relatou que 95% dos serviços realizados na Casa de Apoio são realizados de forma voluntária. Ele explicou que as pessoas que se hospedam também são responsáveis pela limpeza e organização do local. Ditberner comentou que esse formato já era usado na antiga sede da Casa de Apoio e foi mantido no espaço inaugurado no começo deste ano. De acordo com ele, pessoas da comunidade também se envolvem na organização da Casa, com serviços prestados no local ou doação de alimentos e materiais.

O Rotary Clube continua envolvido com a gestão da casa que também tem uma parceria com o Hospital Regional e a Associação dos Municípios do Extremoo-oeste, a Ameosc.

- OUÇA A ENTREVISTA COMPLETA!

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.