04.06.2018 às 14:53h - atualizado em 05.06.2018 às 06:23h - Educação

Disciplina de práticas agrícolas envolve comunidade e diferentes setores de São João do Oeste

Joana Reichert

Por: Joana Reichert Iporã do Oeste - SC

Disciplina de práticas agrícolas envolve comunidade e diferentes setores de São João do Oeste

Segundo a secretária de educação, Silvane Baumgarten, a disciplina foi implantada nas escolas de campo das comunidades de Beato Roque e Cristo Rei com alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, e neste primeiro trimestre do ano letivo a avaliação é muito positiva.

Ela afirma que a ideia da disciplina surgiu pelo fato da agricultura representar a maior parte da economia do município.

Silvane explica que no momento está sendo elaborado um projeto do horto medicinal na escola de Beato Roque, onde a estrutura já foi montada com auxílio da Epagri e da secretaria de agricultura.

O horto irá auxiliar nas ações de medicina alternativa da secretaria de saúde. A secretária lembra que é uma ação conjunta das secretarias de educação, agricultura e saúde.

Outra ação através da disciplina de práticas agrícolas é a campanha denominada “recicle hoje e colha amanhã”.

Silvane Baumgarten explica que os alunos, com auxílio dos professores das duas escolas de Beato Roque e Cristo Rei, trabalham na confecção de uma horta suspensa com garrafas pet, para o cultivo e a distribuição de mudas para as famílias e a toda a comunidade escolar tanto da cidade como do interior.

A secretária de educação comenta que além do incentivo a permanência dos jovens no interior, a disciplina de práticas agrícolas também objetiva orientar os estudantes sobre atitudes simples que podem ser adotadas para o reaproveitamento de materiais, a preservação do meio ambiente e a alimentação saudável, conhecimento que será multiplicado para a família e toda comunidade. A disciplina terá continuidade durante o ano.


Foto(s): Escola de Beato Roque

Comentar pelo Facebook

AL Contabilidade
Advocacia Fávero
Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.