04.05.2023 às 11:42h - Segurança

Capacitação para profissionais da Educação deve ser concluída nos próximos dias

João Bresolin

Por: João Bresolin São Miguel do Oeste - SC

Capacitação para profissionais da Educação deve ser concluída nos próximos dias
Imagem: Cristian Lösch/ Portal Peperi

O 11º Batalhão de Polícia Militar de Fronteira com sede em São Miguel do Oeste está desenvolvendo nas últimas semanas uma série de capacitações com os profissionais da Educação.

De acordo com o tenente-coronel e comandante da corporação, Alciones Pulga, o foco está voltado para a prevenção dos ataques violentos que foram registrados recentemente em escolas do Brasil.

Conforme ele, até a última semana, mais de mil profissionais do setor da Educação de São Miguel do Oeste e de outros municípios da região de abrangência já haviam recebido instruções da Polícia Militar, sendo que toda a ação faz parte do protocolo “Fugir, se esconder ou lutar”, que busca proporcionar o mínimo de conhecimento para que os trabalhadores da Educação tenham noções básicas de como atuar em um eventual ataque.

Ele citou que esses atos criminosos são denominados de “Terrorismo doméstico com múltiplas vítimas”, e a grande intenção da Polícia Militar com essas capacitações é habilitar os profissionais que atuam nas escolas para que eles em situações dessa natureza possam evitar ou pelo menos minimizar as consequências quando eventualmente ocorrer essas ações criminosas.

Alciones Pulga estimou que nos próximos dias todos os trabalhadores da Educação da rede municipal, estadual e particular de ensino de São Miguel do Oeste e de outros municípios da região já estarão capacitados.

O comandante foi questionado pela nossa reportagem em relação ao trabalho desenvolvido e reforçou que o objetivo é ofertar pelo menos, o mínimo de conhecimento possível para que a comunidade escolar consiga fazer o primeiro enfrentamento em casos graves de ataques.


O tenente-coronel e comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar de Fronteira com sede em São Miguel do Oeste, Alciones Pulga, comentou ainda sobre a capacitação para os policiais militares.

Ele disse que essa ação é totalmente diferente da atividade realizada com os professores e lembrou que após o ocorrido em Saudades, as unidades da Polícia Militar de Chapecó buscaram técnicas americanas para serem implantadas em casos de ataques em Santa Catarina.

Ele pontuou que todo o efetivo especializado como por exemplo, Tático, PPT e Canil já receberam o treinamento e agora as informações estão sendo repassadas para o conhecimento de toda a tropa, começando pela equipe de radiopatrulha, onde a mesma já está usando uma escola desocupada para realizar os treinamentos.

Alciones Pulga revelou que no local, são realizadas simulações de entrada do efetivo na unidade escolar e como agir em casos de ataques.

Ele garantiu ainda que futuramente todos os policiais militares dos municípios da região de abrangência também serão capacitados.

Foto(s): Cristian Lösch/ Portal Peperi

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.