04.05.2022 às 15:11h - atualizado em 04.05.2022 às 15:17h - Bombeiros
O alto número de solicitações para atendimento de casos não emergenciais tem preocupado o Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste. De acordo com o comandante, sargento Oldair Schmitz, o número aumentou consideravelmente nos últimos dois meses, com muitas pessoas entrando em contato pelo 193 relatando se tratar de uma emergência, porém, quando os socorristas chegam no local do atendimento se deparam com outra situação, onde o solicitante apresenta plenas condições de se deslocar por meios próprios para atendimento clínico.
O comandante lembra que o serviço do Corpo de Bombeiros é gratuito, mas deve ser solicitado com responsabilidade e somente nos casos em que o paciente não apresenta condições de se locomover até o Posto de Saúde ou Hospital por conta própria. Ele destaca que as pessoas precisam ter consciência de que enquanto os socorristas atendem um caso não emergencial, pode ocorrer algum acidente ou incêndio e não haver equipe disponível para esse atendimento emergencial. Oldair Schmitz observa que todo o atendimento realizado gera custos com o combustível e com as peças para manutenção das viaturas e pede para que a população se conscientize sobre o uso dos serviços da corporação.
Segundo ele, casos não emergenciais têm sido atendidos em toda a área de atuação que compreende os municípios de Iporã do Oeste, Tunápolis e Santa Helena. Ele orienta para que as pessoas descrevam os sintomas do paciente já no contato pelo 193, para que o atendente possa identificar e orientar caso a situação não seja considerada uma emergência para atendimento do Corpo de Bombeiros.
Foto(s): Arquivo/Oeste FM/Rede Peperi
Comentar pelo Facebook