04.03.2025 às 14:54h - atualizado em 04.03.2025 às 14:56h - Geral

Setor de turismo critica acúmulo de lixo nas calçadas em Itapiranga

Ricardo do Nascimento

Por: Ricardo do Nascimento Itapiranga - SC

Setor de turismo critica acúmulo de lixo nas calçadas em Itapiranga

O problema não é recente e já foi tema de vários debates e manifestações de vereadores e outras lideranças. Conforme o Presidente do Conselho Municipal de Turismo de Itapiranga, Cornélio Schönhals, a cidade enfrenta uma situação crítica com falta de acessibilidade e um aspecto nada bom para moradores e turistas com acumulo de lixo nas calçadas e falta de limpeza no acesso à cidade e bairros.

Segundo Schönhals, este é um problema que necessita de solução urgente, pois é recorrente de anos anteriores e pouco mudou. Ele cita a redução de servidores no setor de urbanismo, algo que vai na contramão do crescimento da cidade, com aumento de bairros e demanda por serviços emergenciais.

Segundo Schönhals, também falta gestores no urbanismo e é necessário contratar mais servidores para melhorar a eficiência dos serviços públicos no perímetro urbano. Ele menciona que precisa ser feita uma força-tarefa, ligando entidades públicas e privadas para resolver a questão e voltar a ter uma cidade limpa.

Segundo Cornélio Schönhals, a ITG-070, feita há mais de 20 anos, de Itapiranga até a comunidade de Presidente Becker, precisa de ajustes com refúgios e proteção lateral das pistas em locais de riscos de acidentes. Ele observa que o asfalto foi construindo em um período em que não tinha exigências que hoje são indispensáveis. O Presidente do Conselho Municipal de Turismo pede ajustes e melhorias na rodovia.

O Conselho Municipal de Turismo reivindica maior segurança na estrada municipal, que integra importante roteiro turístico. Schönhals, faz elogios ao trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, em ações em prol do setor, porém lamenta a sujeira constatada nas calçadas da cidade.

De acordo com o Presidente do Conselho Municipal de Turismo de Itapiranga, Cornélio Schönhals, é preciso melhorar a sinalização na ITG-070. Ele cita como exemplo a ponte sobre o Rio macaco Branco, em linha Laranjeira, que precisa de placas de alerta por ser uma passagem mais estreita, impossibilitando a passagem simultânea no sentido contrário de caminhões.

Schönhals, também solicita a colocação de uma passarela para os turistas apreciarem o Rio Uruguai, sem oferecer riscos no trânsito de veículos na ponte sobre o Rio Macaco Branco, em linha Laranjeira.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.