04.03.2024 às 13:50h - Bombeiros

Quartel dos Bombeiros de Iporã do Oeste completa 17 anos de atividade

Marcos Herbert

Por: Marcos Herbert Iporã do Oeste - SC

Quartel dos Bombeiros de Iporã do Oeste completa 17 anos de atividade
Quartel de Iporã do Oeste | Foto: Bombeiros/Divulgação

O quartel do Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste completou 17 anos de fundação no último sábado, 02. De acordo com o comandante interino, sargento Bertilo Bourscheidt, trata-se de uma longa história de serviços prestados à comunidade, com cerca de 12 mil atendimentos realizados em diversas áreas. Ele lembra que inicialmente o quartel de Iporã do Oeste foi uma adaptação de uma garagem existente no município, com um tamanho reduzido.

No decorrer dos anos foi realizada uma ampliação do espaço, com uma área de assepsia específica, dentro das exigências da Vigilância Sanitária, com um espaço adequado para garagem, limpeza e manutenção das viaturas, além do cercamento e asfaltamento do pátio. Atualmente a Corporação de Iporã do Oeste conta com viaturas e equipamentos modernos, de acordo com as tecnologias existentes, para atender as demandas e ocorrências em Iporã do Oeste, Tunápolis e Santa Helena.

O comandante interino da corporação destaca que o quadro de profissionais é composto por dez militares efetivos que atuam em Iporã do Oeste e realizam demais funções em todo o Estado. A corporação conta ainda com servidores cedidos pelo município de Iporã do Oeste e Tunápolis, que auxiliam na formação da guarnição.

Além de ocorrências, o Corpo de Bombeiros também é destaque na realização de projetos sociais. Bourscheidt cita como exemplos os projetos Bombeiro Comunitário, que envolve e capacita pessoas da comunidade para auxiliar e realizar atendimentos emergenciais e o Projeto Golfinho, criado em 1998, que atende crianças de sete a 11 anos.

Para esse ano, há uma expectativa da retomada do projeto Bombeiro Mirim, que teve uma pausa em virtude da pandemia de Covid-19. O projeto é destinado para estudantes do ensino fundamental das escolas públicas e privadas de Santa Catarina. O objetivo é capacitar as crianças e adolescentes para agirem de maneira preventiva em situações de risco de acidentes, contribuindo para uma sociedade mais segura e promovendo o exercício pleno da cidadania.

Fonte: Texto/Cleide Thessing

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.