04.03.2022 às 12:27h - Agricultura

Produtores Rurais de Paraíso participam de curso de Inseminação Artificial

Marcos de Lima

Por: Marcos de Lima São Miguel do Oeste - SC

Produtores Rurais de Paraíso participam de curso de Inseminação Artificial
Antonise Jaguezeski / Prefeitura de Paraíso

Na última semana, do dia 21 ao 24 de fevereiro, produtores rurais de Paraíso participaram do curso de capacitação em Inseminação Artificial no município de Pinhalzinho. A capacitação foi promovida em parceria entre o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e a Cooper Itaipu, e tem grande procura devido a sua qualidade, além de se tratar de um curso gratuito. Os produtores não tiveram nenhuma despesa para a realização do curso.

Segundo a médica veterinária do município, Antonise Jaguezeski, a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente disponibilizou do transporte para os participantes até o local do evento. “Ficamos muito felizes em disponibilizar o acesso a esse tipo de conteúdo e capacitação, que gera grande impacto no sucesso reprodutivo da bovinocultura leiteira do município, além de poder ser uma nova fonte de renda ao inseminador agora capacitado”.

O Secretário da Agricultura de Paraíso, Valnei Trentin, destaca ainda que os interessados em participar em turmas futuras poderão entrar em contato diretamente com ela para realizar sua pré-inscrição, junto a Secretaria da Agricultura. Havendo a disponibilidade de vagas disponibilizadas pela Cooper Itaipu, outro grupo poderá estar se capacitando.

A veterinária reforça que realizar a inseminação artificial nos rebanhos exige preparo e capacitação do profissional. Erros e descuidos do inseminador não capacitado pode causar a repetição do cio por falha na inseminação, bem como, levar infecções para o útero ou ainda causar doenças graves que podem inclusive culminar no descarte do animal do rebanho, como é o caso da brucelose.

Fonte: Antonise Jaguezeski

Foto(s): Antonise Jaguezeski / Prefeitura de Paraíso

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.