04.03.2019 às 09:26h - atualizado em 04.03.2019 às 18:55h - Geral

Aulas na UPA de SCedro possibilitam redução na pena de detentos

Kelly Figueiró

Por: Kelly Figueiró São José do Cedro - SC

Aulas na UPA de SCedro possibilitam redução na pena de detentos

Continua depois da publicidade

O gestor da Unidade Prisional Avançada de São José do Cedro, Silvio Gutz, comenta que desde 2014 a unidade aguardava a formalização do convênio para oferecer aula para os presos. Ele explica que outras cadeias já ofertam ensino e percebem a diferença no comportamento daqueles que participam.

Para ele, essa é uma chance a mais de ressocialização e de garantir que estas pessoas saiam da prisão com qualificação para o trabalho, evitando a reincidência no crime. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, durante três períodos, com diferentes disciplinas. Além de português, matemática e matérias tradicionais, há artes e espanhol. A cada 12 horas de aula um dia da pena é reduzido. 28 presos estão participando da fase inicial, mas a quantidade deve crescer.

Gutz esclarece que nas sextas-feiras também ocorre o projeto de remissão por leitura, mas de uma forma diferente. Os 45 detentos que já estão envolvidos na atividade têm um livro por mês para lerem e após a elaboração de um resumo, caso aprovado na avaliação, existe redução de 4 dias na pena.

Ele assumiu a função na metade do ano passado e percebeu a carência de projetos e ações necessárias, que agora são colocadas em prática. O gestor esclareceu que as melhorias visam dar mais segurança e não ampliar a capacidade de lotação.

Ele lembra que a justiça e ministério público acompanham as obras e os projetos que estão sendo colocados em prática. Gutz revela que é preciso investir ainda em acessibilidade já que há advogados e visitantes cadeirantes que frequentam a unidade.

Foto(s): Ivan Guilherme / Portal Peperi

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.