04.02.2024 às 09:20h - atualizado em 04.02.2024 às 09:30h - Saúde
Na última semana, o município entrou em estado de epidemia com 61 casos positivos.
Itapiranga aumentou o alerta em decorrência do agravamento da situação da Dengue. Na última semana, o município entrou em estado de epidemia com 61 casos positivos.
A Secretaria Estadual da Saúde já manifestou preocupação e apoia medidas mais drásticas no combate a proliferação do mosquito transmissor. Conforme o Fiscal Sanitário, Alcenir Benachio, a disparada de exames com resultado positivo neste ano gera uma situação preocupante. A equipe de endemias de Itapiranga participou de reunião online com a Secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, que confirmou que a cidade ocupa o quarto lugar em número de casos de Dengue neste ano no estado.
De
acordo com o último informe epidemiológico, foram identificados 7.185
focos do mosquito Aedes Aegypti em 182 municípios. Dos 295 municípios
catarinenses, 154 são considerados infestados pelo vetor.
Alcenir Benachio alerta que a preocupação é ainda maior se for observado o fato de ter 245 casos suspeitos e 60 resultados de exames sendo aguardados para os próximos dias. O Fiscal considera que é grande a chance de aumentar de maneira significativa o número de pessoas com a doença, pois a procura por exames aumentou bastante nas últimas semanas.
O atendimento na área da saúde também é afetado devido ao aumento dos casos de Dengue, pois estes pacientes precisam de atenção especial no momento. Alcenir Benachio reforça que a melhor forma de enfrentar esta situação é eliminar as possibilidades para reprodução do mosquito e neste caso é fundamental a colaboração da população.
O Fiscal Sanitário menciona que os agentes de endemias fazem a sua parte, com orientações e eliminação dos focos, porém, os moradores precisam contribuir mais. A transmissão é bastante rápida e pode gerar um problema ainda maior. De acordo com o Fiscal, o município entrou em alerta no final de 2023, devido ao grande número de casos de Dengue no município vizinho de Barra do Guarita - RS. A constante circulação de pessoas do Rio Grande do Sul em Itapiranga proporciona uma rápida transmissão da doença. Conforme Benachio, os 61 casos de Dengue foram contraídos em Itapiranga.
Nova aplicação de fumacê ocorre nesta segunda-feira, em Itapiranga, às 17 horas. O Fiscal Sanitário destaca que o fumacê é a última alternativa no combate ao mosquito transmissor da Dengue e também não é um método muito eficiente, pois atinge apenas os insetos que estão em voo nas áreas que recebem o fumacê.
No momento não é mais possível determinar áreas de maior risco, pois a constatação de focos e pessoas com a Doença já abrange todas as partes da cidade. Conforme Alcenir Benachio, a equipe de endemias já identificou 48 focos do mosquito Aedes Aegypti nas armadilhas instaladas.
Comentar pelo Facebook