04.01.2025 às 10:52h - atualizado em 04.01.2025 às 14:36h - São Miguel do Oeste

Retrato Falado recebe Vali Gehn Webler moradora de Romelândia

Ricardo Orso

Por: Ricardo Orso São Miguel do Oeste - SC

Retrato Falado recebe Vali Gehn Webler moradora de Romelândia
Foto: Divulgação/ Portal Peperi

O programa “Retrato Falado” deste sábado, 4, trouxe a inspiradora história de Vali Gehn Weber, 95 anos, uma das pioneiras de Romelândia. Nascida em 24 de janeiro de 1929, em Tupanciretã (RS), Vali mudou-se para Santa Catarina em 1952 com o marido, Carlos Weber (in memoriam), que faleceu há nove anos.

Vali estudou até a quarta série e conheceu Carlos em um baile típico da época. Juntos, decidiram tentar uma nova vida após saberem que o irmão de Carlos já morava na região. “Quando chegamos aqui, era só mato. Tudo era muito difícil”, recorda Vali.

A comunicação com os familiares no Rio Grande do Sul era feita por cartas, e as visitas aconteciam uma vez por ano. O primeiro vizinho estava a três quilômetros de distância. Um ano depois, o cunhado de Vali também decidiu se estabelecer por perto.

Ao longo dos anos, Vali construiu uma família com nove filhos, sempre trabalhando na agricultura e mantendo viva sua fé religiosa. “A família é a maior riqueza que alguém pode ter, e eu sou muito grata por isso”, compartilhou com emoção.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.