03.12.2025 às 16:49h - atualizado em 03.12.2025 às 17:20h - Saúde

Suspeita de sarampo é registrada em criança de Palma Sola

Caroline Souza

Por: Caroline Souza Campo Erê - SC

Suspeita de sarampo é registrada em criança de Palma Sola
Foto: Reprodução Estadão

A secretária de Saúde de Palma Sola, Elizandra da Silva diz que a Secretaria Municipal recebeu notificação de uma criança com suspeita de sarampo nesta semana. De acordo com ela, tudo já foi repassado para a nossa regional de saúde e para o estado. Elizandra afirma que estão sendo realizadas todas as coletas e avaliações solicitadas.

Segundo a secretária, a criança está em monitoramento completo, assim como todas as pessoas que tiveram contato com ela nos últimos dias. A Secretaria realiza o chamado bloqueio vacinal, que consiste na avaliação das carteiras de vacinação de contatos da criança: desde sete dias antes do surgimento dos sintomas até quatro dias após.

Elizandra frisa que pessoas de 1 a 29 anos devem ter duas doses da vacina tríplice viral; Pessoas de 30 a 59 anos devem ter pelo menos uma dose; Pessoas com 60 anos ou mais devem vacinar-se somente com prescrição médica.

“O sarampo é uma doença grave, que pode levar à morte. Por isso, o estado já vem realizando campanhas de vacinação há algum tempo, mas agora, com essa suspeita, reforçamos a atenção da população. Caso alguém apresente sintomas, deve procurar imediatamente a unidade básica de saúde para acompanhamento”, orienta a secretária.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.