03.11.2022 às 16:50h - atualizado em 03.11.2022 às 17:01h - Prefeitura
A projeção para o próximo ano é de orçamento superior a R$ 38 milhões de reais em São João do Oeste. A projeção de arrecadação também estabelece as possibilidades de investimentos.
Conforme o Secretário de Administração, Finanças e Planejamento, André Klunk, a previsão de orçamento da Prefeitura de São João do Oeste passa dos atuais 32 milhões e 450 mil reais para o valor de 38 milhões e 700 mil reais em 2023. O Secretário observa que o aumento de 20%, segue uma marca histórica de crescimento e também tendo por base a economia local e o cenário nacional.
Segundo André Klunk, por força de exigência da lei a Secretaria da Educação recebe a maior fatia com mais de oito milhões de reais, seguido pela Secretaria da Saúde. O Fundo Municipal da Saúde terá seis milhões e 700 mil reais no próximo ano.
André Klunk chama atenção que o governo municipal projeta investimentos significativos ao setor agropecuário. A Secretaria da Agricultura terá mais de quatro milhões de reais para diversos programas de incentivo à produção agrícola. O Secretário de Administração salienta que o maior retorno de impostos ao município é ocasionado pela produção agrícola e com isso o setor também merece uma atenção especial. O projeto do orçamento 2023 fica disponível para avaliação e aprovação na Câmara de Vereadores.
A queda na arrecadação não afeta projetos da prefeitura de São João do Oeste. A garantia é do Secretário de Administração, Finanças e Planejamento, André Klunk. De acordo com ele, a redução no retorno afeta todos os municípios, em virtude dos incentivos concedidos pelo governo federal na redução de impostos. O Secretário de Administração cita questões dos combustíveis, energia e serviços públicos com exemplos de redução de impostos. Segundo Klunk, isso resulta em queda de R$ 300 a 400 mil por mês, porém, gera em benefícios à população.
André Klunk ressalta que a queda na arrecadação inspira cuidados e isso impacta inclusive no orçamento para o próximo ano que foi cauteloso em 20% de aumento em relação ao que o município arrecadou em 2022.
O baixo índice de gastos com a folha de pagamento gera situação favorável na prefeitura de São João do Oeste. Aumento de despesas com décimo terceiro salário já está dentro do planejamento e não altera o foco de trabalho. De acordo com o Secretário de Administração, Finanças e Planejamento, André Klunk, o governo municipal mantém cuidado especial com os gastos com a folha e tem por meta terminar o ano com percentual abaixo dos 41% da arrecadação.
Klunk considera que isso é significativo diante da nova conjuntura com queda de arrecadação. O Secretário aponta que a boa receita da prefeitura e o rigoroso controle de gastos, além da correta gestão de pessoas proporciona capacidade de investimentos em prol da população.
Comentar pelo Facebook