Polícia

03.11.2021 às 11:17h - atualizado em 03.11.2021 às 11:19h - Polícia

Núcleo de Operações com Cães é instalado em SMOeste

João Bresolin

Por: João Bresolin São Miguel do Oeste - SC

Núcleo de Operações com Cães é instalado em SMOeste
Foto Arq. Cristian Losch/ Portal Peperi

O município de São Miguel do Oeste e a região Extremo Oeste de Santa Catarina contam há cerca de duas semanas com o Núcleo de Operações com Cães, o NOC. A informação é do delegado regional de Polícia Civil, Weslei Andrade.

De acordo com ele, a instalação vai beneficiar todos os municípios pertencentes à 13ª delegacia regional, além do estado catarinense como um todo. Conforme ele, a ideia teve início em outubro de 2019 e desde então, os profissionais trabalharam para que o projeto fosse concretizado.

Weslei Andrade afirmou que a instalação do Núcleo de Operações com Cães é fundamental para o trabalho investigativo da Polícia Civil. Segundo ele, a ação é importante no combate ao tráfico de drogas e armas na região. Ele destacou que desde a instalação, dois policiais já estão habilitados e aptos para atuar com os cães.

O delegado lembrou que antes desse núcleo, o trabalho era realizado com o auxílio do Canil da Polícia Militar e NOCs de outras regionais, como por exemplo, de São Lourenço do Oeste. Ele lembrou que a Polícia Rodoviária Federal também prestou e ainda presta auxílio para a Polícia Civil. Weslei salientou que a PRF vai ceder um local adequado para que o cão policial fique até que a Polícia Civil tenha um espaço próprio.

Ele explicou que, no momento, o Núcleo de Operações com Cães é composto por apenas um cão, que foi cedido pela região de Canoinhas. Ele frisou que o objetivo é que o Extremo Oeste possua no mínimo dois cães em atuação com o passar do tempo.

Ele comentou que a delegacia regional de Polícia Civil já protocolou um pedido ao Ministério Público para a aquisição de um cão policial. Ele disse que o custo médio de cada animal é de R$ 20 mil e um novo pedido deve ser feito com o passar dos meses.

Questionado sobre o efetivo policial, Weslei Andrade pontuou que os profissionais que estão atuando no NOC foram cedidos pela DIC e pela delegacia da comarca e ambos vão atuar de forma contínua. Ele reforçou que o núcleo vai atuar nos 27 municípios de abrangência da delegacia regional, bem como, em todas as regiões do estado catarinense, caso sejam solicitados.

Foto(s): Fotos Arq Portal Peperi/ Cristian Losch

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.