03.10.2025 às 09:22h - São Miguel do Oeste
A Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste aprovou em primeiro turno, nesta quinta-feira, 2, o Projeto de Lei nº 71/2025, que prevê a inclusão do canal de denúncia Disque 100 em todos os materiais didáticos da rede pública municipal. A proposta é da vereadora Andréia Rebelato (PSD) e ainda precisa passar por uma segunda votação antes de seguir para sanção do prefeito.
O projeto determina que frases de conscientização como:
- “Você tem algo a dizer?”
- “Denuncie”
- “DISQUE 100”
- “Violência sexual contra crianças e adolescentes é crime”
- “Abuse do diálogo”
Sejam inseridas em livros didáticos impressos, conteúdos digitais, portais de ensino online, livros de literatura infantojuvenil e nas plataformas oficiais da Prefeitura, como site e redes sociais. Também foram definidos os locais e tamanhos em que as mensagens devem aparecer.
Segundo Andréia, a medida busca reforçar a proteção de crianças e adolescentes. “O Disque 100 é um canal seguro, gratuito e anônimo. Levar essa informação ao ambiente escolar é uma ação simples, mas com enorme impacto social”, afirmou.
A vereadora destacou ainda o papel das escolas na proteção dos estudantes. “Elas não são apenas espaços de aprendizado, mas também de formação cidadã. Mostrar aos alunos como denunciar é essencial pra prevenir abusos e garantir que ninguém fique em silêncio diante da violência”.
Comentar pelo Facebook