03.10.2025 às 10:05h - Geral

Fiscalizações em indústrias de bebidas são realizadas em SC, SP e MG

Ricardo Orso

Por: Ricardo Orso São Miguel do Oeste - SC

Fiscalizações em indústrias de bebidas são realizadas em SC, SP e MG
Foto: Divulgação, Internet

A Polícia Federal (PF) em conjunto com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), realizou nesta sexta-feira, dia 3, uma nova etapa de fiscalizações em indústrias de bebidas, após diversas ocorrências de intoxicação por metanol em diferentes regiões do Brasil.

As ações ocorreram no interior de São Paulo, na região de Campinas, em Santa Catarina, nas cidades de Chapecó e Joinville, e em Minas Gerais, no município de Poços de Caldas.

Durante as diligências, foram coletadas amostras representativas dos produtos produzidos e armazenados, que serão encaminhadas a laboratórios para análise químico-sanitária.

As verificações buscam identificar a conformidade dos insumos utilizados, a eventual presença de substâncias proibidas ou em concentrações acima dos limites legais, além de avaliar a rastreabilidade dos lotes e a responsabilidade pela fabricação ou manipulação.

Bebidas adulteradas

O Centro Nacional de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) já recebeu 43 notificações de intoxicação por bebidas adulteradas com metanol no Brasil. Do total, 39 ocorreram em São Paulo — com 10 casos confirmados, 29 em investigação e uma morte confirmada, além de outras cinco sob análise. Em Pernambuco, há quatro casos em investigação e duas mortes também sendo apuradas.

O rapper Hungria foi internado na UTI do Hospital DF Star, em Brasília, nesta quinta-feira, dia 2, para realizar sessões de hemodiálise, após suspeita de intoxicação pela substância decorrente da ingestão de bebida adulterada.

Segundo boletim médico, ele deu entrada no hospital apresentando dor de cabeça, náuseas, vômitos, visão turva e acidose metabólica, condição em que o corpo produz excesso de ácido e não consegue eliminá-lo pelos rins.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.