03.09.2021 às 09:48h - Agricultura

Suinocultura representa mais de 40% do movimento econômico de São João do Oeste

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

Suinocultura representa mais de 40% do movimento econômico de São João do Oeste
Ilustrativa

A suinocultura é a atividade que movimenta o maior valor e registra crescimento constante. Foram 176 milhões de reais em 2020. No ano passado o acréscimo foi de 38%.

Conforme o presidente da Associação dos Suinocultores de São João do Oeste, Rogério Schneider, a entidade possui 60 produtores rurais e tem como objetivo aumentar a participação dos associados nas capacitações, treinamentos e confraternização.

Ele reconhece que o desafio é constante e o abandono de produtores também é uma realidade constante. Um dos maiores problemas é o custo elevado para atender as exigências do mercado. Schneider cita como exemplo a construção de um pavilhão de alojamento na terminação, que necessita de investimento de um milhão e 150 mil reais para 1.300 animais.

Questões sanitárias também geram grande preocupação, especialmente com a Peste Suína Africana. O presidente da Associação dos Suinocultores de São João do Oeste alerta para os produtores evitarem o ingresso de pessoas nas granjas, principalmente as que viajam ao exterior. Com apoio da CADEC, está sendo feito um levantamento detalhado de custo que será finalizado durante o mês de setembro.

Segundo Rogério Schneider, é preciso estabelecer reajuste para o próximo ano que proporcione rendimento aceitável aos suinocultores. Salienta que a questão financeira depende muito do resultado do lote. De acordo com Schneider, os integrados da JBS que trabalham com terminação recebem em média 29 reais, sendo que o custo está acima deste valor.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.