03.08.2018 às 17:42h - Agricultura

Produtores de Anchieta participam de seminário sobre grãos

Kelly Figueiró

Por: Kelly Figueiró São José do Cedro - SC

Produtores de Anchieta participam de seminário sobre grãos

A presidente do grupo Raízes Orgânicas, Roselei Wille afirma que o evento foi feito nesta semana na câmara de vereadores em parceria entre a prefeitura, Epagri, Cooper Anchieta e Sintraf com objetivo de estimular os pequenos agricultores a produzirem ao invés de comprarem os grãos.

Ela afirma que a demanda surgiu há pouco tempo devido a aposta na produção e venda do leite orgânico. O grupo busca identificar os gargalos na atividade pioneira. O grupo Raízes Orgânicas possui cerca de 25 famílias, onde seis estão certificadas e sete que estão buscando o selo. Além do leite, a variedade maior é de frutas e hortaliças orgânicas.

A presidente esclarece que para manter as propriedades certificadas, todo processo de manejo e também alimentação do rebanho precisa ser “natural”. Roselei afirma que Santa Catarina já começa a ter demanda deste produto diferenciado. Ela destaca que a ideia é que os agricultores que produzem grãos firmem parceria com aqueles que estão na atividade leiteira, garantindo o escoamento local dessa produção.

A presidente admite que há famílias que não conseguem fazer o ciclo necessário de transição e voltaram a atividade tradicional.

Comentar pelo Facebook

AL Contabilidade
Advocacia Fávero
Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.