03.08.2018 às 11:18h - atualizado em 03.08.2018 às 11:27h - Meio Ambiente

Itapiranga é destaque nacional em coleta de lixo seletivo

Diógenes Di Domenico

Por: Diógenes Di Domenico Itapiranga - SC

Itapiranga é destaque nacional em coleta de lixo seletivo

Após oito anos de Política Nacional de Resíduos Sólidos, apenas seis municípios brasileiros alcançaram a faixa de pontuação mais alta do Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana. 53% das cidades do Brasil ainda destinam lixo incorretamente. Para o prefeito Jorge Welter, o reconhecimento pela qualidade na recolha do lixo ocorre em virtude de ações corretas a partir de 2004 com o fechamento do depósito de lixo.

No cenário nacional, o Brasil só alcançará a meta da ONU, 30 anos depois do prazo, segundo o Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana. Após oito anos de Política Nacional de Resíduos Sólidos, apenas seis municípios brasileiros alcançaram a faixa de pontuação mais alta do Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana, criado em 2016.

De acordo com o estudo, entre as cidades participantes, 53% continuam destinando o lixo incorretamente.O prazo para erradicação dos lixões terminou em 2014. Compromisso com a Cúpula das Nações Unidas não deve ser cumprido. O estudo projeta que se o Brasil continuar no ritmo atual não conseguirá atingir as metas ligadas à gestão de resíduos sólidos assumidas durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, em setembro de 2015, que estabelecem melhorias até 2030.

As melhores notas estão nas regiões Sul e Sudeste. O prefeito Jorge Welter considera que a situação privilegiada é fruto de um trabalho coletivo que envolve a população, servidores públicos e empresa coletora com destino correto dos resíduos sólidos.

O prefeito diz que é preciso manter foco e o máximo de empenho na recolha de lixo. Welter aponta como fator determinante o planejamento estratégico e cumprimento de metas na coleta seletiva de lixo. Cita ainda como fator importante a cobertura do serviço de coleta de lixo domiciliar. Itapiranga aparece entre os destaques no Brasil com Marau, no Rio Grande do Sul, Braço do Trombudo, em Santa Catarina e Sapucaí-Mirim, Minas Gerais. Hoje o índice de reciclagem no Brasil não passa de 3,7%.

Foto(s): Diógenes Di Domenico/ Portal Peperi

Comentar pelo Facebook

Advocacia Fávero
AL Contabilidade
Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.