03.07.2025 às 11:52h - Geral
O Cedup de Campo Erê passou a contar com uma estação meteorológica completa. A instalação foi concluída nesta quarta-feira, 02, pelo técnico Andrey Rogério, da Epagri.
De acordo com ele, o colégio agrícola chegou a possuir uma estação provisória, mas o equipamento era limitado. Agora, a escola conta com um sistema moderno e eficaz.
Segundo Andrey, a instalação foi feita em duas etapas: a primeira consistiu na construção da base e, em seguida, foi implantada a estrutura completa da estação. O conjunto inclui uma torre de 10 metros, equipada com sensores de direção e velocidade do vento, temperatura e umidade do ar, pressão atmosférica, radiação, índice de chuva e outros.
A estação instalada segue os padrões da Organização Mundial de Meteorologia, em parceria com a Epagri. O sistema é alimentado por uma bateria de 12 volts, carregada por painel solar. Durante o dia, o painel carrega a bateria e transmite os dados. À noite, a bateria mantém o funcionamento da estação.
A transmissão das informações é feita a cada hora, por meio de chips semelhantes aos de celular. Os dados são enviados para a Epagri/Ciram, em Florianópolis, onde passam por análise e validação. Depois disso, são disponibilizados no site da Epagri por meio da plataforma AgroConnect, que pode ser acessada gratuitamente por qualquer pessoa.
Conforme o técnico da Epagri, todos os Cedups de Santa Catarina agora contam com uma estação meteorológica completa. Foram 45 dias de trabalho em campo, com instalações nas cidades de São José do Cerrito, Campo Erê, Água Doce, Canoinhas e São Miguel do Oeste.
A operação das estações será feita por técnicos da Epagri/Ciram, com bases no Meio-Oeste e em Florianópolis. O sistema é automatizado e permite o envio de dados em tempo real, sem a necessidade de operação presencial. Quando ocorre algum problema, o reparo é feito no local, para não comprometer a coleta das informações.
Comentar pelo Facebook