03.07.2024 às 11:20h - atualizado em 03.07.2024 às 13:37h - Infraestrutura

Unidade de Gerenciamento de Lodo em Descanso avança para etapas finais

Cleide Thessing

Por: Cleide Thessing Iporã do Oeste - SC

Unidade de Gerenciamento de Lodo em Descanso avança para etapas finais
Foto: ASCOM/Divulgação

A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) do município de Descanso está nas etapas finais de construção da nova Unidade de Gerenciamento de Lodo (UGL).

O projeto piloto consiste em um sistema inovador de tratamento de dejetos humanos, que visa maior eficiência e sustentabilidade na operação, anteriormente conhecida como Estação de Tratamento de Dejetos Humanos.

Conforme o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico Paulo Lauxen, a implantação desse novo sistema marca uma mudança brusca, após a identificação de falhas e ineficiências no antigo projeto que teve início em 2013.

Após a assinatura do termo de cooperação entre a CASAN e o Governo Municipal, ficou evidente a inviabilidade da antiga Estação de Tratamento de Dejetos Humanos devido à problemas estruturais e operacionais.

Essas deficiências foram cuidadosamente avaliadas pela CASAN, levando à concepção de um novo projeto que está sendo agora implementado.

Lauxen salienta que o novo sistema no modelo Francês promete não apenas funcionar de forma eficiente, mas também contribuir para a preservação do meio ambiente e o bem estar da comunidade.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico explica que após a recolha do material nas fossas, o mesmo é levado até a unidade de tratamento, onde acontece a descarga e a primeira fermentação. Posteriormente o material vai para tanques com plantas, que farão o tratamento, sendo que a água que sobrar durante o processo, será devolvida à natureza.

O Secretário de Desenvolvimento econômico Paulo Lauxen salienta que no primeiro momento a recolha será feita nas fossas regulares em Descanso e posteriormente nos sete municípios abrangidos pelo termo de cooperação.

Paulo Lauxen enaltece que o trabalho será avaliado após o início do funcionamento da Unidade de Gerenciamento de Lodo e caso seja aprovado, o projeto piloto deverá abranger outros 124 municípios no Estado de SC.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.