03.07.2024 às 11:28h - atualizado em 03.07.2024 às 11:31h - Saúde
Conforme a Técnica em Enfermagem da Unidade Básica de Saúde de Iporã do Oeste Laura Kichow, apesar da importância da doação, o doador é impedido de realizar o ato, caso apresente algum problema respiratório no dia, sendo recomendado que o mesmo aguarde sete dias após o desaparecimento dos sintomas para realizar a doação.
Laura explica que o município de Iporã do Oeste conta com um grupo de mais de 173 doadores atuantes, que se deslocam à cada 40 dias até o Hemosc de Chapecó em grupos compostos por 14 pessoas para realizar a doação. A técnica em Enfermagem frisa que o transporte e o almoço no local são fornecidos pelo município.
Laura Kichow lembra que para ser um doador de sangue é necessário ter idade entre 18 e 60 anos, pesar no mínimo 50 quilos, ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas antes da doação, estar alimentado e evitar alimentos gordurosos. Também é preciso apresentar documento de identificação com foto emitido por um órgão oficial.
A técnica em enfermagem da Secretaria de Saúde de Iporã do Oeste frisa, que as pessoas que possuem interesse em doar sangue e ajudar a salvar vidas, devem entrar em contato com o agente de saúde da sua área ou diretamente na Secretaria de Saúde do Município.
Atualmente os tipos de sangue que estão sendo mais solicitados pelo Hemosc em Chapecó, são O-, A- e A+.
Comentar pelo Facebook