03.07.2023 às 09:16h - atualizado em 03.07.2023 às 11:23h - Segurança

Operação Ágata é iniciada na região

Riann Coletti

Por: Riann Coletti São Miguel do Oeste - SC

Operação Ágata é iniciada na região
Imagem: Agência Brasil

Uma operação que envolve o Exército, a Marinha do Brasil e outros órgãos fechou as fronteiras do Sul do país, entre elas a de Santa Catarina com a Argentina. A operação Ágata Conjunta Sul pretende impedir crimes. Para isso, a fiscalização do que e quem entra e sai do Brasil foi reforçada nesses pontos.

É a maior ação do ano de combate a delitos transfronteiriços, diz o Ministério da Defesa, responsável pela ação. Os trabalhos começaram no sábado, 01, e consistem em ações preventivas e repressivas tanto na fronteira terrestre quanto na marítima. Não foi informado até quando a operação seguirá.

Pela primeira vez, os Exércitos do Uruguai e Paraguai atuam de maneira simultânea com o brasileiro. Assim, as instituições fiscalizam rigorosamente as fronteiras e combatem crimes como tráfico de drogas, de armas, descaminho e infrações ambientais.

Todo o controle da operação é feito de Porto Alegre-RS, onde está montado o Comando Conjunto Sul, responsável por receber e coordenar todas as ações em tempo real.

Fonte: NSC

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.