03.06.2025 às 16:56h - atualizado em 03.06.2025 às 21:32h - Educação
A Regional de Educação de Itapiranga reforça importância de formação na educação básica. Objetivo é reforçar a importância de cursos específicos e de interesse dos alunos da região. O Supervisor Regional de Educação de Itapiranga, Inácio Rohden, considera que este modelo de ensino é a melhor alternativa no momento. Ele cita as características dos municípios do Extremo Oeste, essencialmente agrícolas, e que os alunos carecem de maiores oportunidades de capacitações no ensino básico.
A Regional de Itapiranga já é destaque em sistemas de ensino, com Escola de Campo, cursos técnicos e aula em tempo integral. Estes modelos são disponibilizados em Itapiranga, São João do Oeste, Tunápolis, Santa Helena e Iporã do Oeste. De acordo com Rohden, é preciso promover uma educação para formar bons cidadãos e também preparar os estudantes para uma profissão, pois a escola tem que fazer sentido para os alunos.
O Supervisor Regional de Educação reconhece que cada um terá oportunidades diferentes no futuro, mas é preciso dar opções para os alunos no colégio. Inácio Rohden cita como exemplo Itapiranga e municípios vizinhos que possuem a base da economia no agronegócio, com produção de leite, frango, suínos, gado de corte e grãos. Ele menciona que é preciso preparar os jovens para a sucessão familiar, formar alunos com perfil técnico.
Conforme Rohden, um modelo que tem tudo para dar certo é a parceria com a Epagri. A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina proporciona o suporte de profissionais específicos nas áreas de formação. Já a escola mantém a base comum, com disciplinas presentes em todos os cursos básicos.
Comentar pelo Facebook