03.06.2024 às 13:49h - atualizado em 03.06.2024 às 13:52h - Saúde
O cenário atual é de poucos casos por semana. Conforme a Secretária da Saúde Clair Heinen, com a chegada do frio, os profissionais esperam uma redução ainda maior. Ela menciona que pelo menos 30% da população de Itapiranga teve contaminação com a dengue. Clair cita ainda que o número pode ser maior, com muitas pessoas que se trataram em casa. Ela explica que é preciso muito cuidado neste momento. O ovo do mosquito é muito resistente, se mantendo nos criadouros até voltar a temperatura para o desenvolvimento. A Secretária avalia que a única forma de acabar com a dengue é eliminando os criadouros. Clair Heinen ressalta ainda o trabalho dos profissionais da saúde com a grande demanda de atendimentos. Segundo ela, os esforços foram essências para contornar o cenário.
A Secretaria da Saúde de Itapiranga promove ações contra poliomielite. A campanha contra a paralisia infantil teve início na semana passada, com o público alvo de crianças de até cinco anos. Conforme a Secretária Clair Heinen, a baixa adesão preocupa a saúde do município. Ela comenta que após a pandemia, a procura pela vacinação caiu muito. Clair ressalta que a poliomielite é uma doença que foi erradicada há muitos anos no Brasil, por meio das vacinas. Ela menciona que a campanha será até o dia 14 de junho. Destaca ainda o Dia D, em 8 de junho, próximo sábado das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia. Clair cita que os pais que não conseguem levar as crianças durante a semana, terão oportunidade no sábado. Ela informa que deverão estar portando a caderneta de vacinação. A Secretária ressalta a importância da vacina para manter erradicada a doença.
Continua a vacinação contra a Influenza em Itapiranga. Segundo a Secretária da Saúde, Clair Heinen, no início da campanha, o foco eram os grupos prioritários, com crianças, idosos, gestantes, profissionais da saúde e pessoas com outras doenças respiratórias. Ela destaca que em maio a vacinação foi aberta para toda a população acima de seis meses de idade. A Secretária comenta que em Itapiranga teve dois casos de síndrome respiratória aguda grave, com evolução para pneumonia e isso serve de alerta para as pessoas buscarem a prevenção. De acordo com Clair Heinen, o agravamento de doenças também mostra a importância da vacinação.
Comentar pelo Facebook