03.06.2022 às 17:05h - Educação
Regional de Itapiranga possui projeto pioneiro em nova base curricular em cinco municípios. A informação é do Integrador Educacional da Coordenadoria Regional de Itapiranga, Elói Tessing.
De acordo com ele, a Priorização Curricular ocorre em decorrência da Base Curricular nacional e do território catarinense. Ele observa ainda que a proposta é nova na educação em Santa Catarina e no Brasil e acontece em virtude das rápidas e significativas mudanças que estão acontecendo em um contexto mundial.
Segundo o Integrador, a mudança não é apenas em cadernos e livros, e sim, no debate amplo que inclui coordenadoria regional, capacitação dos profissionais da educação e adequações nas escolas. Conforme Tessing, o trabalho iniciou em 2020 e foi interrompido em virtude da pandemia e agora está sendo retomado com novas demandas em virtude das defasagens provocadas pelas aulas online.
A Regional de Itapiranga é pioneira entre as 36 coordenadorias regionais de Santa Catarina. O Integrador Educacional, Elói Tessing reconhece que a proposta é complexa e que exige muito das escolas, gestores e professores. É preciso diagnosticar as defasagens geradas pela pandemia e buscar ações pontuais e eficazes para compensar perdas que os alunos tiveram e focar em novas demandas que surgem em grande velocidade.
Elói Tessing reforça que a proposta é nova, complexa e que já passou por várias audiências públicas e tem amparo em diversos estudos incluindo a proposta do Currículo Base do território catarinense.
O Integrador Educacional afirma que é preciso selecionar habilidades, competências e temáticas dos estudantes que concluírem o ensino fundamental e também para o Ensino Médio. Conforme Elói Tessing, a Secretaria Estadual da Educação busca ações complementares para o Ensino Fundamental e Ensino Médio. O problema é a falta de horários para os alunos terem aulas de reforço.
Tessing chama atenção que todas as escolas possuem o Novo Ensino Médio, que já tem ampliação curricular. Em Itapiranga a escola Porto Novo possui tempo integral, no ensino fundamental. Outros educandários da região estão adotando a Pedagogia da Alternância, não tem espaço para atividades no contra turno escolar.
Comentar pelo Facebook