03.05.2022 às 17:06h - Saúde
A Atenção Primária à Saúde terá um importante reforço em breve em São João do Oeste. O município realizou o cadastramento no site do Governo Federal para ter mais uma equipe da Estratégia de Saúde da Família. No momento são duas ESF para população superior a seis mil habitantes.
A legislação estabelece uma equipe de profissionais a cada dois mil habitantes. Objetivo está na promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e vigilância em saúde.
Conforme o Secretário de São João do Oeste, Paulo Rech, a ESF é desenvolvida por meio de práticas de cuidado integrado conduzida por equipe multiprofissional. Ele cita a necessidade de um profissional médico e enfermeiro técnico de enfermagem.
A equipe ESF também pode contar com agente de combate às endemias e dentista. O número de profissionais depende das demandas que o município possui e estrutura disponível para atendimento à população. O Secretário da Saúde de São João do Oeste lembra que a equipe de Saúde da Família tem carga horária é de 40 horas semanais para todos os profissionais que devem ser concursados na prefeitura.
Paulo Rech cita ainda que além de ter u número maior de profissionais para atender a população, o município terá mais recursos disponíveis com o repasse do Governo Federal. São João do Oeste tem como meta melhorar o atendimento na atenção básica e aguarda um processo rápido para implantação de nova equipe. O Secretário Paulo Rech é otimista para agilizar as contratações com base em concurso público.
O município de São João do Oeste já possui projeto para ampliação da estrutura do Centro Municipal de Saúde. Objetivo é garantir recursos do governo do estado para a construção de novas salas para atendimento dos pacientes. Conforme o secretário, Paulo Rech, o município deve receber um milhão e 100 mil reais para as obras.
Cita ainda que no momento as demandas ultrapassam a capacidade de atendimento. O Centro Municipal de Saúde possui área de 884 metros quadrados. O projeto de ampliação é de construção de diferentes espaços em 550 metros quadrados. Rech avalia que desta forma o município terá estrutura adequada para os serviços que são prestados na área da saúde.
Comentar pelo Facebook