X A Freira - 2D

03.04.2018 às 06:38h - atualizado em 03.04.2018 às 10:23h - Agricultura

Seca na Argentina afeta safra de milho e preocupa produtores em Santa Catarina

João Bresolin

Por: João Bresolin São Miguel do Oeste - SC

Seca na Argentina afeta safra de milho e preocupa produtores em Santa Catarina

A seca na Argentina, que deve provocar uma quebra na safra de grãos de até 30% neste ano, tem gerado um efeito cascata que afeta a produção de aves e suínos em Santa Catarina.

A principal causa é a escassez de milho no mercado, que acarreta um aumento nos preços e custos mais elevados para os produtores de porcos e frangos.

De acordo com o vice-presidente da Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina, Enori Barbieri, o preço do milho tem oscilado muito nos últimos anos.

Barbieri lembra que em 2016, houve escassez do produto, jogando o preço para cima, sendo que no ano seguinte, com mais gente plantando, ocorreu uma supersafra, o que fez com que o valor da saca despencasse.

Dessa maneira, conforme Barbieri, neste ano a área plantada em Santa Catarina diminuiu consideravelmente, o que fará com que a quantidade colhida seja menor.

O vice-presidente destaca que as dificuldades encontradas pelos produtores, todavia, não estão provocando aumento de preço para o consumidor final.

Barbieri afirma que uma das alternativas para amenizar o problema é que o governo Federal ajude a trazer parte do estoque de milho do Mato Grosso para o Sul, pagando os fretes dessas viagens.

Enori Barbieri frisa que uma reunião com o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, será realizada nesta semana, onde esta hipótese de ajuda da União deverá ser debatida.

Fonte: DC

Comentar pelo Facebook

Advocacia Fávero
AL Contabilidade
Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.